BOMBA: Justiça de São Paulo envia a Moro pedido de prisão de Lula

Ex-presidente Lula dessa vez pode acabar preso
Ex-presidente Lula dessa vez pode acabar preso

A 4ª Vara Criminal de São Paulo remeteu ao juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Lula e a denúncia contra o petista por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica no caso do tríplex de Guarujá (SP).

Os autos foram enviados pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira na última quinta-feira, após ela negar recursos contra a decisão na qual declinou da competência para o juízo que centraliza a Operação Lava Jato, no Paraná, proferida há mais de um mês. A posse do tríplex reformado pela construtora OAS para Lula e a ex-primeira-dama Marisa Letícia era investigada pelo Ministério Público de São Paulo, em inquérito decorrente do caso Bancoop, e pelo Ministério Público Federal na Lava Jato.

A juíza entendeu que os crimes são de âmbito federal e podem estar relacionados ao esquema de corrupção na Petrobras. Caberá a Moro agora decidir se aceita a competência e acata ou não o pedido de prisão e a acusação formal.

O ex-presidente também é investigado em outras frentes da Lava Jato, a apuração ocorre sob o crivo do Supremo Tribunal Federal, por causa de citações a parlamentares e ministros com foro privilegiado. Como a nomeação de Lula foi suspensa pelo Supremo, ele permanece sem a prerrogativa.

Por Felipe Frazão, de Brasília
Revista Veja

1 comentários em “BOMBA: Justiça de São Paulo envia a Moro pedido de prisão de Lula”

  1. EDMILSON MOURA.

    8 anos atrás  

    PRISÃO PREVENTIVA DE LULA.

    Acho que vai ser revogada. Porque;

    1. Sua decretação ou negação deve ser fundamentada.
    2. A apresentação espontânea do acusado não impede sua decretação.
    3. Cabe recurso em sentido restrito contra despacho que indeferir requerimento de prisão preventiva.

    Edmilson Moura.
    Blog REBELDE SOLITÁRIO

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>