OPERAÇÃO 'SERMÃO AOS PEIXES': donos do ICN são detidos pela PF

Sede da Polícia Federal em São Luís
Sede da Polícia Federal em São Luís

Em alusão à história do Padre António Vieira, a operação denominada de ‘Sermão aos Peixes’ da Polícia Federal, efetivou nesta segunda-feira (16), a prisão coercitiva do dono do Instituto de Cidadania da Natureza (ICN), Péricles Silva e do médico ginecologista e diretor administrativo da Policlínica do Maiobão, a Polibão, Péricles Silva Filho. O outro proprietário, Benedito Silva Carvalho pode ser preso nas próximas horas.

A Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) faturou mais de R$ 1,2 bilhão no governo da peemedebista Roseana Sarney e está sob suspeita de corrupção em desvios relacionados a contratos e convênios sugerindo superfaturamentos e falcatruas. A empresa vencia todos os processos licitatórios para administrar unidades de Saúde do Estado. Estima-se que 90% dos convênios tenham sido desviados.

Delegados Fabrizio Garby e Nelson knay
Delegados Fabrizio Garby e Nelson knay

Sobre a Operação ‘Sermão aos Peixes’

O sermão de Santo António aos Peixes constitui um documento da surpreendente imaginação, habilidade oratória e poder satírico do Padre António Vieira, que toma vários peixes (o roncador, o pegador, o voador e o polvo) como símbolos dos vícios daqueles colonos.

Com uma construção literária e argumentativa notável, o sermão pretende louvar algumas virtudes humanas e, principalmente, censurar com severidade os vícios dos colonos. Este sermão (alegórico) foi pregado três dias antes de Padre António Vieira embarcar ocultamente (a furto) para Portugal.

Todo o sermão é uma alegoria, porque os peixes são uma metáfora dos homens.

1 comentários em “OPERAÇÃO 'SERMÃO AOS PEIXES': donos do ICN são detidos pela PF”

  1. maria

    8 anos atrás  

    Perguntar não ofende, eu quero saber porque o atual governo que já desconfiava da ICN, contratou-a para administrar as UPAs?

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>