Número de homicídios cai 14% em outubro na Grande São Luís‏

Viaturas da Rotam em ação
Viaturas da Rotam em ação

Dados do relatório mensal comparativo de ocorrência de homicídios elaborado pela Gestão de Estatística e Análise Criminal (GEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) mostram que as ocorrências de homicídios diminuíram 14% em outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado na Região Metropolitana de São Luís.

Em outubro de 2014 foram registradas 68 mortes intencionais, e em 2015 o número caiu para 56.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, houve uma queda de 11% no número de mortes ao comparar os anos de 2014 e 2015. Foram registrados 723 homicídios dolosos no ano passado, contra 647 casos nos primeiros 10 meses deste ano, e 76 vidas foram salvas.

A queda observada na capital é expressiva, considerando o número que apresentava aumento crescente nos últimos anos. Entre 2002 e 2012, segundo o Ministério da Justiça, o Maranhão foi o que obteve maior crescimento no número de mortos por arma de fogo, com 331% de aumento em 10 anos. Essa estatística colocou o estado no topo do ranking do crescimento desse tipo de crime no Brasil.

A redução é resultado de trabalho conjunto realizado entre as forças policiais do Estado. A Polícia Militar está com planejamento mais eficiente, distribuindo o efetivo de forma mais adequada e reforçando os monitoramentos em pontos estratégicos e de maiores registros. Já a Polícia Civil tem acompanhado com mais proximidade e de forma mais ágil, o atendimento às demandas das comunidades e também nas investigações, principalmente nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte.

Os investimentos em equipamentos, estrutura e aumento do efetivo contribuíram para a diminuição dos registros deste tipo de criminalidade. Uma delas é a construção de duas bases do Grupo Tático Aéreo (GTA), que vai garantir mobilidade e resposta no atendimento de ocorrências. Outro investimento será a modernização do sistema de localização e monitoramento de todas as viaturas da Região Metropolitana e compra de armamentos. Além disso, o Governo do Estado têm como meta dobrar o efetivo da corporação até 2018.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>