Educação de Araioses e Santa Quitéria: um abandono só!

Manin Leal e Sebastião Moreira, o Moreirão
Manin Leal e Sebastião Moreira, o Moreirão

Acompanhada-se com tristeza o total abandono da Educação de Santa Quitéria, onde o pai da atual prefeita Valéria Leal de Araioses, Manin Leal governou por 12 anos e ainda elegeu seu sucessor, Sebastião Moreira.

Lá a situação nunca foi boa, e a cada ano as coisas pioravam ainda mais. Crianças estudando sentadas no chão de areia batida, professores mal remunerados e com salários atrasados, falta de merenda e escolas de taipa.

Marcio_Maranh_o_AEm Araioses a situação também é péssima. Em 2012, os milhões destinados à Educação ninguém sabe como foram investidos. Nas escolas nem uma cal branca nas paredes.

Em 2013, foi denunciada a falta de merenda em quase todas as escolas. Quando tinha era inadequada para o consumo e até vencida.

O Blog do Márcio Maranhão foi procurar onde ficava a suposta indústria fornecedora dos alimentos em São Luís e só encontrou um galpão abandonado há anos.

Em 2014, a maioria das escolas e encontramos descaso e abandono. Merendeiras denunciaram que a secretaria enviara 3 a 4 frangos para um mês inteiro de merenda. Além disso, zeladores reclamaram da falta d’água e professores clamavam por seus direitos.

Em 2015, várias denúncias já foram feitas. Os alunos da Unidade Escolar Domingos Freitas Diniz da localidade Pirangí estão sofrendo com a falta d’água. A gestora da escola, Socorro Dourado, enviou um ofício à Secretaria de Educação solicitando novos bebedouros e o melhoramento no abastecimento d’água da Unidade Escolar.

Em resposta ao ofício, foram enviados tambores de plástico para o armazenamento de água. Os reservatórios são impróprios, pois os mesmos não filtram água para o consumo imediato. Para piorar a situação na escola, os antigos bebedouros quebrados, não tem previsão de conserto e continuam no pátio da unidade, enferrujados e sem utilidade.

Segundo os funcionários, a água utilizada na escola é trazida nos tambores da localidade Placa por uma Kombi escolar, a mesma que transporta as crianças das localidades Vicência ao Pirangi. Os funcionários improvisaram os tambores e adaptaram torneiras para os alunos retirarem água para beber. A água, sem tratamento e sem refrigeração, não agrada muito, e no calor de Araioses fica um tanto o quanto imprópria. Na base do improviso, funcionários e alunos se refrescam com água colocada em tambores médios e estocada em freezers e com gelo em garrafas térmicas trazidas pelas zeladoras.

A vereadora Jacira Pires denunciará a situação revoltante na tribuna da Câmara e pedirá explicações e providências a Secretaria de Educação do Município.

Veja as imagens do descaso em Araioses:

1

4
3
2

1 comentários em “Educação de Araioses e Santa Quitéria: um abandono só!”

  1. VENDIDOS

    9 anos atrás  

    NÃO FALEM MAL DA PREFEITA, VOCÊS NÃO TEM O DIREITO DE RECLAMAR. ELA COMPROU O VOTO DA POPULAÇÃO E PRONTO, SÓ TEM GARANTIA QUANDO O VOTO É CONSCIENTE QUANDO É VENDIDO NÃO TEM, QUEM TEM QUE TER VERGONHA NA CARA É QUEM VENDE O VOTO PRA POLÍTICO PILANTRA, EM ARAIOSES TODOS SABIAM SOBRE A FAMA DE PILANTRA DO MANIM E DE SUAS ROUBALHEIRAS EM SANTA QUITÉRIA NEM PODEM DIZER QUE FORAM ENGANADOS POR QUE NA EMBALAGEM ESTAVA ESCRITO EM LETRAS BEM GRANDES: ESTE PRODUTO TEM ORIGEM DE OUTRO PRODUTO ESTRAGADO, VICIADO EM ROUBO. AGORA ENGOLE SEUS VENDILHÕES DE VOTOS.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>