Grávida e bebê morrem em Unidade Mista de Alcântara e população protesta

Naires iria ser transferida para Pinheiro mas não risistiu
Naires iria ser transferida para Pinheiro mas não risistiu

Mais um descaso na Saúde Pública fez vítimas, desta vez Alcântara, a 63 Km de São Luís. A jovem gestante Naires Rodrigues, de 19 anos, e seu bebê, morreram nesta sexta-feira (31) após a parturiente não ter conseguido fazer uma cesariana na Unidade Mista Dr. Neto Guterres. Como o local não está realizando realizando o procedimento, foi tentado um parto normal sem êxito.

Infelizmente somente após complicações e com a morte anunciada à tarde do bebê, Naires foi encaminhada para um hospital no município de Pinheiro, na baixada maranhense.

O grande problema é que a Unidade Hospitalar não disponibilizou uma ambulância que estaria sendo utilizada para atender outro paciente, então foi preciso usar uma caminhonete Hilux para fazer o traslado. Como não havia equipamentos que a paciente precisaria ao ser levada no banco de trás, duas paradas foram feitas durante o percurso. Daí então a parturiente piorou e sentiu falta de ar. Na tentativa de salvá-la, eles retornaram para Alcântara e solicitaram apoio do GTA mas ela não resistiu e morreu antes de ser transportada para São Luís.

A morte foi confirmada às 18h30 pela Unidade Mista, porém foi a família que realizou todos os procedimentos de limpeza do corpo. Uma enfermeira teria dito para a família a expressão “Tá aí o corpo” sem atestado de óbito emitido pelo hospital e documentação da paciente.

Revoltada com o caso, a população foi às ruas em protesto em frente aos órgãos públicos da cidade, para tentar recuperar os documentos da gestante morta. No entanto, a diretora teria negado a entrega alegando que a família não teve autorização do hospital para fazer a retirada do corpo.

Sobre a causa da morte, o hospital teria dito à família que Naires morreu de eclâmpsia, sendo que ela havia feito todo o pré-natal e nenhum problema foi detectado até o dia do parto.

Ao site G1, o Secretário Municipal de Saúde de Alcântara, Raimundo Neto, disse que a unidade tomou todas as medidas cabíveis. “Só temos uma ambulância em Alcântara. Nós tínhamos um paciente em estado mais grave para encaminhar a São Luís, já que quando Naires deu entrada a sua gestação não tinha complicações”, disse o secretário.

Questionado sobre a falta de infraestrutura da unidade, o secretário informou que o Centro Cirúrgico está fechado, pois o Ministério da Saúde só tem encaminhado R$ 25 mil para a manutenção do local. “Já falei com o Secretário de Estado de Saúde para pedir um apoio à saúde de Alcântara. Enquanto esse repasse não for revisto situações como essa continuarão acontecendo”, finalizou.

Lamentável!

4 comentários em “Grávida e bebê morrem em Unidade Mista de Alcântara e população protesta”

  1. fabiana ribeiro

    9 anos atrás  

    E muito triste uma situaçao como esta acontecer,e mais triste ainda o discaso por conta do hospital em negar os documentos da vitima para se quer ela pudesse ter um sepultamento digno.Deixo aqui os meus sinceros pesames a toda familia e todos de alcantara que com certeza sente muito tambem.

  2. JUNIOR

    9 anos atrás  

    PENSO NA EXPRESSÃO DITA PELA ENFERMEIRA. ( TA AI O CORPO ) PELO AMOR DE DEUS. SÃO 2 VIDAS COM GRANDES FUTUROS PELA FRENTE E QUEM SABE ESTE BEBE NÃO SERIA UM MÉDICO HEM. E QUE SALVARIA MUITAS VIDAS HUM. AI FICA MINHA INDIGNAÇÃO

  3. JUNIOR

    9 anos atrás  

    NÃO DESEJO O MAL DE NINGUÉM E JAMAIS DESEJAREI. MAIS OS CULPADOS PAGARÃO UM DIA. AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA. CONHEÇO ESTA FRASE À 39 ANOS

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>