‘Todo dia era Dia de Índio!’ Protesto e correntes na Assembleia Legislativa…

Índios estão acorrentados em protesto no plenário da  Assembleia Legislativa
Índios estão acorrentados em protesto no plenário da Assembleia Legislativa

Índios Guajajaras decidiram se acorrentar nas dependências da Assembleia Legislativa do Maranhão, na manhã desta terça-feira (7).

O grupo de indígenas protesta contra o governo do Estado que, e segundo eles, não cumpre com o Programa Escola Digna. Os índios se queixam das péssimas condições na educação oferecida, da merenda escolar de má qualidade mais: pagamento dos convênios atrasados e melhoria na infraestrutura das escolas da zona rural.

Eles são de aldeias das cidades de Jenipapo dos Vieiras, Grajaú, Amarante e Barra do Corda, chegaram a se acorrentar nas grandes que ficam na frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na semana passada e estiveram na sede do governo, em frente ao Palácio dos Leões, em outro manifesto.

Entres as reclamações estão o pedido de reativação do conselho indígena de educação, os cursos de formação continuada para professores indígenas, novos contratos para diretores, zeladores e vigias além do pagamento do transporte escolar para alunos se deslocarem das aldeias até as escolas.

Neste momento, os ânimos não parecem estar alterados no plenário da Assembleia, mas o acesso ao local onde os índios se acorrentam não está sendo permitido.

O grupo indígena garante que só deixará o local com a presença do governador Flávio Dino.

Veja o grupo pondo as correntes
Veja o grupo pondo as correntes

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>