Após denúncias, Procon acocha Hospital São Domingos, firma plano‏ e exige melhorias

O setor de emergência terá mais 10 leitos na UTI
O setor de emergência terá mais 10 leitos na UTI

A Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) e o Hospital São Domingos assinaram um plano de melhorias com o objetivo de oferecer assistência à saúde com qualidade aos consumidores. A iniciativa foi firmada, após o órgão receber denúncias relacionadas ao atendimento do hospital.

Durante fiscalizações, foram constatadas irregulares, como excessivo tempo de espera e número insuficiente de profissionais para o atendimento. O Procon é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

O hospital se comprometeu em adotar um conjunto de ações e providências, visando melhorar o atendimento, por meio da ampliação dos serviços, o que implicará na redução do tempo de espera dos usuários dos serviços hospitalares.

O setor de emergência terá mais 10 leitos na UTI e 13 leitos de observação adultos. O de pediatria ganhará 10 leitos e uma sala para atendimento de grande emergência. Para descentralizar os serviços também serão implantadas três unidades remotas de atendimento com a disponibilização de agendamento de consultas e exames, exames de mamografia, tomografia, radiologia, ultrassonografia, coletas para exames laboratoriais e outros.

O diretor-geral do Procon-MA, Duarte Júnior, disse que o órgão fiscalizará a execução do plano de ação e disponibilizará as reclamações para o hospital com o intuito de garantir resposta mais céleres aos consumidores.

“O objetivo do governo Flávio Dino é assegurar os direitos básicos dos consumidores maranhenses. Por essa razão, temos direcionado nossas ações em atuações preventivas de orientação e fiscalização. Então acompanharemos de perto o cumprimento deste plano de melhorias para a efetiva garantia desses direitos”, afirmou.

Para o presidente do hospital, Hélio Mendes, a descentralização dos serviços, principalmente na área da saúde, é um avanço em São Luís. “Sabemos que o tempo é corrido e que as pessoas que buscam pelo atendimento médico, muitas vezes, estão com pressa. Por isso estamos buscando, com essas melhorias, zelar pela saúde, oferecer conforto e agilidade. A primeira unidade remota será inaugurada, ainda este mês, no Shopping Passeio Urbano, localizado no Cohatrac, bairro que conglomera conjuntos habitacionais e onde residem mais de 700 mil pessoas”, disse.

3 comentários em “Após denúncias, Procon acocha Hospital São Domingos, firma plano‏ e exige melhorias”

  1. Anônimo

    9 anos atrás  

    A pergunta que me faço, o que está sendo feito, pelos os órgãos fiscalizadores, para atender aqueles que passam dias em macas aguardando cirurgias, em hospitais públicos?

    Que iniciativa concreta pode ser destacada, pelo blogueiro, que explicite o mínimo de cuidado, em saúde pública, com a população do sofrido estado do Maranhão?

    Não desvie o foco, sinhô.

  2. Sharlimar Oliveira

    9 anos atrás  

    Só pra deixar bem claro, os orgãos de defesa do consumidor só podem atuar nas relações de consumo. Os hospitais públicos não prestam serviços de consumo, pois se trata de um serviço “uti universi”. Para que o serviço público seja considerado relação de consumo, deve ser mensurável, ou seja, não pode ser pago mediante imposto.
    A partir do momento que hospital público for serviço de consumo, o Procon MA poderá fazer alguma coisa.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>