CAXIAS: ‘Maternidade da Morte’ muda de direção após denúncias da Record

Após escândalos nacionais, a quinta maior cidade do Maranhão, Caxias, que foi denunciada no Programa Repórter Record Investigação no mês passado pela alta mortalidade infantil, anunciou nesta quarta-feira (6) uma mudança definida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na ocasião o país inteiro tomou conhecimento de que quase 200 recém-nascidos morreram durante ou após o parto na maternidade pública Carmosina Coutinho no ano passado e outros, nasceram pré-maturos e dezenas deles ficaram cegos. (Relembre o caso)

Com os altos índices negativos, o prefeito Léo Coutinho decidiu mudar a direção da ‘Maternidade da Morte’ e anunciou o nome de Juliana Linhares Coelho como nova diretora geral da Maternidade Carmosina Coutinho. Antes, ela esteve na direção administrativa da própria Secretaria de Saúde.

A ex-diretora da Maternidade Carmosina Coutinho, Silvia Oliveira, voltou a assumir a coordenação geral de enfermagem da unidade.

Em dezembro do ano passado, o Promotor Williams Silva Paiva, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Caxias instaurou um Inquérito Civil Público, através da Portaria nº 009/2014, com base nas denúncias de mães para apurar as mortes na referida unidade.

Porém, o caso é bem mais complexo e o problema de mortalidade infantil não se limita a Caxias. Várias outras cidades do Maranhão passam pela mesma calamidade na Saúde Pública Municipal, Bacabal é uma delas. (Reveja)

Espera-se de fato que as alterações administrativas tragam algum resultado. Mas a cobrança maior deve partir do Ministério Público.

E o Conselho Regional de Medicina, vai permanecer mudo? Pelo visto sim!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>