Maranhenses ainda tentam posições estratégicas em comissões na Câmara Federal

Rubens Júnior sonha em presidir a CCJ da Câmara Federal
Rubens Júnior sonha em presidir a CCJ da Câmara Federal

Acabou ficando para terça-feira, 3, a definição sobre a composição das 22 comissões permanentes da Câmara Federal. Na briga pelos melhores espaços estão os 18 deputados da bancada maranhense.

O deputado do PCdoB, Rubens Júnior, por exemplo, não só tenta ser membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) como quer presidi-la. Segundo ele, o fato de ser advogado e ter sido presidente da CCJ Na Assembleia Legislativa lhe credencia a ocupar essa vaga.

No entanto, o parlamentar sabe que não será nada fácil tentar abrir espaço até mesmo porque a presidência da CCJ deverá ficar com o partido de maior bancada do maior bloco parlamentar.

A deputada Eliziane Gama (PPS) não terá grandes pretensões nas comissões permanentes porque ela fez a escolha de fazer parte da CPI da Petrobras. A pepessista deverá ser somente membro titular da Comissão de Segurança Pública da Casa.

E essa é a comissão tão sonhada pelo deputado Aluísio Mendes (PSDC). Ele quer ser membro titular. Mas o sonho dele mesmo seria presidir essa comissão, o que não acontecerá porque seu partido é um dos nanicos da Câmara que quase não terá qualquer espaço.

Sarney Filho (PV) deve continuar na Comissão de Meio Ambiente e deverá presidi-la novamente. O deputado do Partido Verde não deverá encontrar grandes problemas até mesmo porque a legenda concentra esforços para ficar nessa comissão.

Weverton Rocha (PDT) deverá trabalhar para ficar na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviços Públicos. Bandeira defendida pelo seu partido, ele terá facilidades até mesmo porque é de seu partido essa pasta no governo federal.

Andre Fufuca (PEN) parece saber que não terá grande coisa. Ele próprio admite que deverá ficar como titular da Comissão de Seguridade Social.

Fufuca não tem grandes pretensões e espera a definição de seu partido
Fufuca não tem grandes pretensões e espera a definição de seu partido

Outros deputados pouco se manifestam. Aguardam a definição dos blocos para depois buscar junto aos seus partido um espaço de destaque.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>