Vergonha nacional: Ribamar Alves chegando no fim do poço

santa-ines-ribamar-alvesUma paciente com o joelho lesionado foi carregada na maca por amigos pelas ruas para fazer uma radiografia e receber diagnóstico médico no Hospital Municipal de Santa Inês, a 250 km de São Luís. A jovem é francesa e estava na cidade participando de um festival de capoeira quando se machucou.

Segundo o capoeirista Flauberth Mendes, a máquina de raio-x do hospital estaria quebrada. “Depois de muito tempo, chegou o médico pra fazer o atendimento. Ele fez o atendimento, depois saiu e muito tempo depois ele veio dizendo que a máquina tava quebrada, que não podia fazer o raio-x e que, pra fazer o procedimento correto, tinha que ter o raio-x”, contou.

A capoeirista francesa Colgate Laffitean disse que não entende o descaso e a falta de estrutura da saúde pública de Santa Inês. “Não entendo por que não tem uma máquina para fazer um raio-x. A gente não pode ter a medicação, não pode ver o doutor porque não tem ninguém aqui no hospital, então, não entendo”, disse.

Sem a ajuda de profissionais, os amigos da paciente tiveram que empurrar a maca com dificuldade para levá-la até uma clínica particular para fazer o exame e retornar ao hospital municipal.

“Ela chorando. Muita dor, muita dor. Pegou o medicamento e é muito fraco, eu acho. Tá sofrendo. Tá com quase 24h”, lamentou Flauberth Mendes. “Se fosse uma situação de urgência, se não fosse apenas uma luxação no joelho, ela viria a óbito certamente”, disse a amiga Elaine Dutra.

A reportagem da TV Mirante procurou a direção do hospital, mas a diretora de plantão não quis gravar entrevista.

Fonte: G1

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>