Coligações Partidárias: A vantagem do chapão para deputado estadual em 2014

assembleia-01 (1)Candidato fraco corre do chapão, isso é fato. Em outras eleições, todos os candidatos que usavam a matemática para poderem se eleger procuravam logo um partido pequeno que, de preferência, não possuía políticos com mandatos.

Quando chegava a época das coligações o cidadão fazia de tudo para se coligar com outro partido fraquinho, para poder somar força com ele, e correr para fazer um deputado, no máximo dois.

O mais esperto procurava se juntar com partidos que possuíam candidatos com potencial menor que o dele, os chamados “bucha”. No final, era só uma questão de fazer a soma e tirar os nove fora. Mandato garantido.

Acontece que, nestas eleições, apareceram muitos espertos e todos tomaram a mesma atitude, tornando portanto, os partidos pequenos com candidatos fortes. Desta forma, de partido pequeno, ficou o nome, uma ou duas vagas no máximo, e para piorar, sem tempo de televisão para pelo menos falar “MEU NOME É ENÉIAS”.

Do outro lado da disputa ficaram os candidatos do famoso e tão temido “CHAPÃO”. Só que desta vez com várias vantagens. Políticos experientes, alta potencialidade de votos, maior número de vagas na disputa, maior tempo de televisão que inclusive poderão dividir por região do estado, e também, grande chances para os primeiros suplentes assumirem, pois como se trata de políticos experientes, a possibilidade de serem chamados para comporem a equipe de primeiro escalão do governo é muito grande. Fora que daqui a dois anos, muitos desse grupo deverão ser candidatos a prefeitos em suas regiões.

Portanto, quem apostou no grande tem grandes chances de se tornar grande, mas quem apostou no pequeno, pequeno será.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>