Os dois suspeitos foram baleados e mortos durante confronto com a policia em Aldeias Altas
Dois suspeitos de terem explodido e roubado dois bancos (Brasil e Bradesco), Correios e casa lotérica em Aldeias Altas na semana passada, acabaram morrendo neste domingo (04) em um confronto com policiais. Os dois ainda não foram. Eles foram baleados e não resistiram aos ferimentos.
Com eles estava uma arma de fogo de calibre 12, uma pistola PT 09 mm, e ainda, dois coletes balísticos.
As Polícias Civil e Militar trabalham na tentativa de identificar e prender o demais integrantes da quadrilha.
Populares conseguiram prender no fim da manhã desta quarta-feira (28) um assaltante de van na Estrada de Ribamar (MA 201) nas proximidades do Mateus Supermercados, no Maiobão, Região Metropolitana de São Luís.
Segundo informações preliminares, repassadas pela população mas não confirmadas ainda pela Polícia Militar, o meliante, que não teve o nome divulgado, estava com uma arma de brinquedo. Ele foi pego e linchado por pessoas que passavam no local na hora da tentativa de assalto.
A pequena cidade de Aldeias Altas viveu uma madrugada de terror nesta quarta-feira (28). Bandidos fortemente armados realizaram um verdadeiro arrastão explodindo duas agências bancárias (Brasil e Bradesco), Correios e mais uma casa lotérica no município. Vários tiros foram disparados e houve reféns.
Foto Reprodução
Depois de promoverem várias explosões e roubos, os assaltantes fugiram em um caminhonete levando alguns reféns que foram liberados em seguida em uma estrada vicinal da região.
A audácia dos bandidos foi tão grande que eles furaram os pneus das viaturas policiais para impedirem uma possível perseguição.
Policiais militares realizam buscas mas até o momento ninguém foi preso.
Assalto em loja do Mateus no Shopping Rio Anil em São Luís
Bandidos armados e disfarçados de funcionários entraram no Eletro Mateus localizado dentro do Rio Shopping Anil, na Avenida São Luís Rei de França em São Luís, no fim a manhã desta terça-feira (27) e anunciaram um assalto.
A dupla roubou todo o dinheiro que estava no caixa e, segundo informações preliminares, levou aproximadamente cem aparelhos celulares da loja.
Os seguranças do shopping acionaram a Polícia Militar que tenta localizar os meliantes no Turu e bairros próximos. Nenhum deles foi encontrado.
Agência dos Correios de Santa Luzia do Paruá. Foto Reprodução
Os funcionários da agência dos Correios da cidade de Santa Luzia do Paruá se preparavam para a abertura dos trabalhos na tarde desta quarta-feira (14) quando foram surpreendidos pela notícia de que um dos atendentes da agência foi abordado na porta de casa e obrigado a entrar no próprio carro e se deslocar para a referida agência. Lá o mesmo acabou sendo amarrado pelos bandidos e trancado em uma sala do estabelecimento. Mercadorias e outros itens foram revirados pelos bandidos.
O funcionário feito refém de meliantes foi resgatado minutos depois por um pedestre que passava pelo local e ouviu os gritos de socorro.
Até o momento nenhuma informação referente a valores levados fora divulgada. Além de policiais de Santa Luzia do Paruá, militares de Presidente Médici e Nova Olinda também foram acionados para evitar que os assaltantes empreendessem fuga pela BR-316. Ainda não foi divulgada nenhuma prisão.
O suplente de Senador Pastor Bel (PRTB), que assumiu recentemente a vaga do veterano maranhense Edison Lobão (PMDB), fez um discurso caloroso em plenário do Senado Federal nesta terça-feira (6) reclamando da situação crítica do país, principalmente no que se refere à Segurança Pública.
O Pr Bel contou, com indignação, que teve uma arma apontada na cabeça dele quando foi abordado por assaltantes na cidade de Açailândia, sudoeste do Maranhão e também foi vítima da violência urbana em Brasília.
Na oportunidade, o suplente de senador também fez duras críticas aos parlamentares que não se preocupam com os problemas graves enfrentados diariamente pela população brasileira e chegou a chamar alguns de ‘ladrões’.
Confira nas imagens acima transmitidas pela TV Senado.
Cinco integrantes da quadrilha foram presos pela Policia Civil do Maranhão
A Polícia Civil conseguiu prender cinco suspeitos de participar do assalto a banco no município de Dom Pedro, a 324 km da capital. A prisão, efetuada na noite desta sexta-feira (26), é resultado das investigações e buscas realizadas desde a madrugada, pouco após a ocorrência.
No assalto, a quadrilha explodiu o caixa da agência do Banco do Brasil e chegou a trocar tiros com policiais da cidade, fugindo em seguida. O grupo foi autuado em flagrante e encaminhado ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.
“Após o acontecido, ainda na madrugada, percorremos a área na busca dos integrantes da quadrilha e conseguimos encontrá-los. Com eles apreendemos armas, material para produção de explosivos, drogas e dinheiro queimado, provavelmente do assalto. Indícios que comprovam a ligação entre eles e a participação no crime”, destacou o titular da Delegacia de Dom Pedro, que também responde pela Delegacia de Gonçalves Dias, Humberto Alves Júnior.
Os cinco homens foram detidos em diferentes pontos da zona rural de Gonçalves Dias e Governador Archer. Um dos detidos, o advogado Joaquim Avelino Sobrinho Filho, 32 anos, é apontando como mentor da quadrilha e responsável por garantir a logística de transporte e recursos para os assaltos. Com ele a polícia encontrou um montante de dinheiro queimado e diversos itens utilizados para produção de explosivos.
Os demais presos seriam ‘olheiros’ da quadrilha que eram pagos, entre outros, para monitorar a segurança na agência e informar o momento dos ataques. José Araújo Ferreira, 59 anos; Leandro Ferreira da Silva, 23 anos, que tem contra si acusações de tráfico de drogas e homicídio; e Fabiano Araújo Martins, 23 anos, que teria sido contratado pelo advogado e em depoimento o entregou à polícia como partícipe do crime. Ainda, Josiel José de Sousa, 56 anos, fazendeiro e suspeito de municiar a quadrilha. Com ele a polícia encontrou várias armas.
A quadrilha é suspeita, ainda, de participação no ataque a agência bancária em Senador Alexandre Costa e tem ligação com grupos de outros estados, especializados em assaltos a banco. Entre os crimes pelos quais os membros da quadrilha podem ser indicados estão homicídio, tráfico de drogas, sequestro, formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, associação para o crime, roubo e organização criminosa. “Cada um será indiciado pelo crime ou crimes que cometeu”, reforça o delegado Humberto Júnior.
Equipes do Centro Tático Aéreo (CTA) e do Comando de Operações e Sobrevivência em Área Rural (Cosar) também participaram das buscas e prisões dos envolvidos.
Uma ação rápida de policiais militares culminou na prisão de três assaltantes na manhã desta quinta-feira (25) na Avenida dos Franceses, bairro Vila Palmeira, próximo à entrada da Radional, Região Metropolitana de São Luís.
O trio havia tomado um veículo de assalto e sequestrou a condutora após roubar os pertences dela. Eles pretendiam praticar outros assaltos mas a PM foi acionada e localizou o bando. Houve perseguição e troca de tiros com marginais que estavam armados. Felizmente nenhum policial nem a vítima foram feridos, assim como os meliantes.
Os sequestradores foram identificados como Breno Adriano Sá, Vanderson Sousa Araújo e Magno Bruno Dantas. Eles foram presos e conduzidos para a Delegacia de Roubos e Furtos e em seguida para o Centro de Triagem em Pedrinhas.
Os objetos roubados foram entregues a vítima que não teve o nome revelado mas lavrou um boletim de ocorrências no DP.
Assaltante de ônibus preso por policiais militares em São Luís
O motorista de um coletivo, que não teve o nome revelado, foi sagaz e agiu rapidamente quando o ônibus que dirigia trafegava pela Avenida dos Franceses, nas proximidades do Parque Folclórico da Vila Palmeira, em São Luís, estava sendo assaltado na manhã desta quinta-feiras (4).
O rodoviário observou a presença de uma blitz da Polícia Militar naquela via e invadiu a contra-mão para chamar atenção dos militares d 9º BPM. De imediato, o veículo foi abordado e o meliante acabou preso, sendo conduzido para uma delegacia de Policia Civil mais próxima.
A Viação Primor foi condenada a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 2 mil, e por danos materiais, a serem apurados, a um passageiro assaltado dentro de um veículo da empresa em São Luís. O entendimento que levou à decisão unânime da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão é de que, no contrato com seus passageiros, a empresa de ônibus fica obrigada, como contraprestação do pagamento das passagens, a dar-lhes segurança, mantendo-os ilesos até o destino final.
O passageiro ajuizou uma ação de indenização por danos morais e materiais, demonstrando, por meio do boletim de ocorrência e depoimentos de testemunhas, que foi assaltado no interior de um veículo da Primor e que teve objetos pessoais roubados. Depois de ter seu pedido negado em primeira instância, ele apelou ao TJMA.
Em sessão anterior, o desembargador Marcelino Everton (relator) inicialmente entendeu que, embora o apelante tenha demonstrado que fora vítima do assalto, a empresa não teria dado causa ao fato, eximindo-a da responsabilidade, caracterizando fato de terceiro.
Ele citou o Código de Defesa do Consumidor e fatos semelhantes julgados pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo TJMA, que consideraram assalto no interior de ônibus como causa excludente da responsabilidade da empresa.
Pedido de Vista
A fim de melhor apreciar a matéria, o desembargador Jaime Ferreira de Araujo pediu vista do processo na sessão passada. Depois de consultar detidamente os autos, o magistrado ficou convencido de que, realmente, o apelante fora vítima de assalto dentro de um dos veículos da Primor, constatação feita por depoimentos de testemunhas da própria empresa, bem como do boletim de ocorrência.
Analisando o tema sob o ponto de vista da lição de Luiz Guilherme Marinoni, na obra “Tutela Contra o Ilícito”, Jaime Araujo citou trecho em que o autor diz que, para chegar ao fato objeto de prova (fato probandum), o juiz parte de um indiciário e, como também para valorar a credibilidade de uma prova e a sua idoneidade para demonstrar um fato, baseia-se em sua experiência.
Ao ressaltar não restar dúvida de que o apelante foi vítima de assalto dentro do ônibus, o desembargador disse que se caracterizam, desse modo, os elementos da responsabilidade civil: conduta, nexo de causalidade e resultado danoso.
Jaime Araújo entendeu, portanto, que a empresa deve arcar com todos os danos suportados pelo passageiro, pela obrigação de dar-lhe segurança, além de que o contrato se enquadra como uma relação de consumo, tornando-se desnecessária a comprovação de culpa da empresa, devendo esta responder pelos danos causados aos seus passageiros, mesmo que causados por terceiro, como ocorreu no caso.
O desembargador observou, ainda, que os assaltantes ingressaram no transporte coletivo como se fossem passageiros deste, o que deveria ter sido evitado pela empresa, caso estivesse fornecendo um transporte seguro.
Acerca do tema, Jaime Araujo citou lição de Sérgio Cavalieri Filho, na obra “Programa de Responsabilidade Civil”, segundo o qual, “a obrigação do transportador não é apenas de meio, e não só de resultado, mas também de segurança”.