Deputado Víctor Mendes e Secretária Genilde Campagnaro
Agora tá explicado o motivo do deputado Víctor Mendes (ex-secretário da SEMA) querer saltar de estadual para deputado federal. É muita grana a fundo perdido na “robusta” Secretaria do Meio Ambiente. Em menos de 90 dias a atual Secretária Genilde Campagnaro já conseguiu sumir com mais de quinhentos mil reais só em diárias, a fonte é do Portal da Transparência do Governo do Estado. Fora os convênios e contratos realizados com outras instituições, como por exemplo, um contrato no valor de 3 milhões com a FAPEAD (Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão). Em apenas 90 dias já foram pagos 2 milhões, é uma festa para ambientalista nenhum colocar defeito. Agora imaginem como anda o bolso do deputado Víctor Mendes que passou mais de ano no comando. São três secretarias em uma, a SEMA, o FUNDO ESTADUAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO e o FUNDO ESPECIAL DO MEIO AMBIENTE, cada uma com uma rubrica orçamentária própria.
Mais uma vez, o prefeito de Itapecuru-Mirim, Magno Amorim, aparece envolvido em um suposto esquema fraudulento no município.
De acordo com denúncias, Magno Amorim; o vereador Rogério Maluf, líder do governo na Câmara; e um funcionário comissionado da prefeitura, identificado como Carlos Reutymann Mesquita Amorim, conhecido por Filho, estariam envolvidos em fraudes licitatórias.
O funcionário comissionado, que é ligado ao vereador Rogério Maluf, possui três contratos com o município de Itapecuru-Mirim: dois por locação de imóveis, cada um com o valor de R$ 21 mil, adquiridos com dispensa de licitação; e um por locação de veículo.
Tal prática já é ilegal, pois quem assume cargo comissionado não pode selar contrato com o município para o qual trabalha.
A situação complica ainda mais, segundo a denúncia, porque é notório na cidade que o funcionário comissionado não tem recursos financeiros para possuir os bens que foi contrato para prestar serviço ao município, que superam o valor de R$ 1 milhão.
Os imóveis e o veículo, de acordo com a denúncia, pertencem de fato ao vereador Rogério Maluf, que em acordo com o funcionário comissionado firmou o esquema. O prefeito Magno Amorim fez vista grossa nos contratos e os assinou.
No ano passado, o vereador Rogério Maluf foi acionado pelo Ministério Público por acúmulo de cargos. Ele foi nomeado para Agerp e estava à disposição da Secretaria de Saúde de Itapecuru-Mirim.
“Como se não bastasse o acúmulo indevido de mandato de vereador e cargo em comissão, o réu está à disposição do próprio município em que é vereador”, ressaltou o promotor de justiça da ação.
Ainda segundo a denúncia, já foi feita representação quanto ao assunto no Ministério Público Federal, no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão e na Receita Federal.
Esta não é a primeira vez que o prefeito Magno Amorim é apontado como suspeito em crime de estelionato. Em 2013, ele e a irmã dele, Miriam Amorim, secretária de Finanças do município, foram acusados de aplicar o golpe da “Faculdade Fantasma”. Eles teriam participado de uma quadrilha que fraudou uma instituição de ensino superior e ludibriou dezenas de pessoas.
Cerca de 100 alunos denunciaram o caso à polícia. As vítimas chegaram a pagar 20 parcelas no valor de R$ 100, sem nunca ter tido aula.
Além dessas tramas fraudulentas, o prefeito Magno Amorim, de acordo com a denúncia, já tem 13 condenações cíveis na Turma Recursal de Chapadinha. A investigação criminal segue na Procuradoria da República, por se tratar de crimes de competência da Justiça Federal, já que trata-se de ensino superior.
Para mostrar que ainda não bateu as portas do inferno, o prefeito de Pinheiro Filuca Mendes, tem ido frequentemente ao sua Rádio e Tv destilar ódio contra o Padre Risso.
Filuca faz uma campanha difamatória contra o padre que começou na sua segunda gestão depois de aplicar um golpe milionário no religioso.
Ninguém consegue entender o porque de tantas agressões e ofensas a esse religioso que deixou a sua terra ainda jovem, para dedicar a sua vida aos pinheirenses. Nem mesmo os partidários do prefeito conseguem entender esse comportamento. Será isso mesmo que o pseudo ateu tem oferecer a sociedade? Falam tanto de inteligência, será que a sua está dissociada de educação? Quais princípios morais norteiam seus valores?
Realmente a coisa não está fácil para nossa São Luis. Depois das fortes chuvas que caíram na cidade comprometendo uma boa parte da estrutura urbana e social, a capital do Maranhão, amanheceu com apenas 30% de sua frota de transporte coletivo urbano, deixando sua população em situação difícil e nas mãos dos famosos perueiros e dos oportunistas “táxi-lotação”, piratas que cobram tarifas de acordo com suas necessidades, ficando o trabalhador ludovicense obrigado a ter que aceitar as humilhações.
E quando para alguns quanto pior ficar melhor será, a classe de professores do município também decretou hoje uma greve geral, deixando nossas pobres e sonhadoras crianças sem a possibilidade de ir às salas de aula. Não vou falar nem das reclamações da população a respeito das ruas esburacadas.
O momento é de total reflexão por parte de todos nós. Não podemos falar de políticas partidárias e nem de brigas pessoais entre gestores. De forma responsável e correta, o prefeito Edvaldo Holanda veio a público, reconheceu a crise e pediu ajuda a governadora Roseana Sarney. Mesmo sendo criticado por uma maioria de pseudos intelectuais, Edivaldo fez o correto, gritou em voz alta: SÃO LUÍS PEDE SOCORRO!
Conhecido pelos seus discursos polêmicos, um dos líderes da Igreja Assembléia de Deus, o Pastor Silas Malafaia, faz um alerta aos milhares de evangélicos a refletirem melhor na hora de decidirem seu voto no dia 5 de outubro. Malafaia diz a todos os homens e mulheres considerados crentes à Deus, para não votarem em candidatos a governadores do partido comunista. O líder religioso pede para o “povo de Deus” não acreditar nas palavras ditas por estes candidatos, “… não adianta esses caras se fazerem de bonzinhos… Meu amigo esses caras não toleram religião… Pregam o ateísmo… Religião é uma coisa que tem que ser extirpada…” diz Malafaia em seu pronunciamento sobre os comunistas. E acreditem, ontem em conversas com um grupo de pessoas da Assembléia de Deus eu ouvi vários deles dizendo que o nosso prefeito estaria sendo castigado por Deus por ter feito desde 2012 um pacto com o comunista Flávio Dino. Ave Maria, cruz credo! Vamos ao vídeo.
Em um tom sereno e bastante coerente, o Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, fez um pronunciamento hoje à população da cidade. Cercado pelo seus principais secretários e boa parte dos vereadores da base aliada, Edivaldo reconheceu que a cidade passa por um momento difícil, devido às fortes chuvas que caíram nas últimas semanas causando grandes estragos. O prefeito falou que já tomou todas as providências necessárias mais que também será preciso a ajuda por parte da Governadora Roseana Sarney e da Presidenta Dilma, visto que a situação financeira da prefeitura não se encontra em condições de atender a alta demanda social que se acumulou nos últimos dias.
O jogo é bruto e quem for podre que se quebre. Proveniente da até então desconhecida cidade do interior do Maranhão de nome Santo Antônio dos Lopes, a ilustre primeira dama da cidade Ana Mendonça, também conhecida como a “Ana do Gás”, está disposta a quebrar o município do seu esposo gastando todo o dinheiro que as reservas de gás natural (recentemente descoberto pela OGX) daquele município possam render. Em uma verdadeira corrida pelo voto a eufórica candidata e seu esposo o prefeito Eunélio Mendonça, estão aliciando prefeitos e vereadores de outras cidades oferecendo “ajudas” milionárias em troca de votos para a eleição de outubro. Recentemente, a multimilionária candidata contribuiu com nada menos que um milhão de reais para a Prefeitura de Carutapera do Maranhão para pagar o restante do décimo terceiro salário dos funcionários, atrasado desde dezembro passado. E olha que foi apenas uma pequena ajuda, pois durante a campanha a previsão é que role mais R$ 500 mil de reais como forma de estrutura de campanha. O prefeito já faz as contas, irá gastar algo em torno de R$ 50 milhões de reais para satisfazer a vontade, de ser deputada, de sua esposa querida. Eis que surgem as perguntas… E a cidade? E o povo? Será que estão de acordo com os planos pessoais dos aventureiros?
O vereador Fábio Câmara foi “escanteado” pelo seu padrinho, o secretário de Saúde, Ricardo Murad.
Explica-se: Murad quer eleger o genro Sousa Neto (ex-secretário de Esportes do Estado) e a filha Tatiana Murad deputado(a) estaduais e deixou Câmara de fora dos seus planos.
O vereador sonhava ter o apoio de Ricardo Murad para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. De estripulias na Câmara a diversos favores, Fábio fez de tudo para convencer Ricardo, porém terá mesmo que se contentar no posto de vereador.
Ricardo Murad o “esperto”
Surpreso com a decisão do seu pai político, Fábio Câmara teria ficado bastante desapontado. O sumiço repentino do parlamentar sarneisista nos últimos meses do cenário político (teria ficado muito triste) foi motivado pelo ‘chega pra lá’ de Murad. O clima não é dos melhores.
Com a decisão, Fabinho soube que não faz parte dos planos de Ricardo e, a partir de agora, terá que se virar sozinho, correndo o risco de não se reeleger em 2016.
Em virtude da manifestação de professores de escolas comunitárias do município de Paço do Lumiar ocorrida na manhã desta terça-feira, 20, em frente à sede das Promotorias de Justiça da comarca, a promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard vem, por meio desta, esclarecer os seguintes fatos:
1 – Em 8 de abril de 2013, o Ministério Público do Maranhão celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Paço do Lumiar, no qual este se comprometeu a promover a municipalização das escolas vinculadas a associações e entidades de interesse social, especificamente no que diz respeito à contratação temporária de pessoal, por um período de seis meses, prorrogável uma única vez por igual período (prorrogação vinculada à abertura do procedimento administrativo para fins de realização de concurso público para o provimento dos cargos vinculados a tais escolas).
2 – O Município de Paço do Lumiar não cumpriu com as cláusulas do TAC, embora fora concedido prazo suficiente para dar cumprimento ao objeto do acordo.
3 – As escolas comunitárias não estão sem professor e nem a 1ª Promotoria de Justiça determinou a demissão de professores, com suspensão do pagamento de seus salários, como divulgado.
4 – As aulas nas escolas comunitárias foram suspensas de forma temporária, com retorno na quinta-feira e reposição das aulas no sábado.
5 – Considerando a manifestação, a promotora de justiça Gabriela Tavernard recebeu na manhã desta terça-feira, 20, a Comissão de Regularização das Escolas Comunitárias de Paço do Lumiar, quando foram requisitados os seguintes documentos: relação de todos os profissionais que trabalham nas 24 escolas comunitárias; relação do quantitativo de alunos matriculados em cada escola comunitária; cópia de contracheque de cada um dos profissionais das escolas comunitárias de Paço do Lumiar.
6 – Após a apresentação da documentação requisitada, a 1ª Promotoria de Justiça vai analisar as medidas a serem adotadas sobre o caso.
7 – Conforme já publicado anteriormente, por meio da Coordenadoria de Comunicação do MPMA, a 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar ajuizou Ação Civil Pública por ato de improbidade contra o prefeito Josemar Sobreiro de Oliveiraem razão das contratações de pessoal, sem prévia aprovação em concurso público. A manifestação não foi motivada somente devido à situação das escolas comunitárias, em virtude de a irregularidade ferir também os princípios da administração pública, previstos no artigo 37, da Constituição Federal, entre os quais, os da legalidade, impessoalidade e moralidade.
8 – A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar reafirma o compromisso de zelar pelo fiel cumprimento da lei, de acordo com os princípios da Constituição Federal.
Verdade meus amigos, parece até mentira, mas a pequena Cidade da Raposa vive a expectativa de a qualquer momento receber a notícia que o seu gestor maior, o Prefeito Clodomir, protocolou seu pedido de renúncia na Câmara de Vereadores. Este blog foi informado que os vereadores estão na maior correria atrás de informações, pois nenhuma pessoa consegue encontrar o prefeito para esclarecer tal atitude. Há pouco mais de 16 meses no cargo, Clodomir tem vivido um verdadeiro inferno astral naquela prefeitura. Pressionado pelo ex-prefeito Paraíba e também pelo Presidente da Câmara, o vereador Eudes, que possui o controle da maioria dos seus pares, Clodomir se encontra em uma situação de desespero administrativo. Secretários metendo a mão no dinheiro público, parente mandando mais que o prefeito e uma dívida pessoal impagável, o gestor não vê outra saída a não ser a renúncia. Mas, o principal motivo, este blog irá revelar se de fato o ato vier a acontecer. É aguardar para conferir…