Relator decide hoje se Dilma será julgada no Senado ou se denúncia será arquivada

Dilma Rousseff, presidente afastada
Dilma Rousseff, presidente afastada

O relator do processo de impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), apresenta nesta terça-feira (2), à comissão especial, o parecer que recomendará se a presidente afastada, Dilma Rousseff, deve ser levada a julgamento final na Casa ou se a denúncia contra ela deve ser arquivada. A sessão convocada para a leitura do relatório do senador tucano está prevista para começar ao meio-dia.

Na primeira etapa, quando os senadores tiveram de decidir se instalavam ou não o processo de impeachment, Anastasia recomendou que os demais senadores votassem a favor da instauração das investigações. Com a aprovação do relatório, Dilma foi afastada temporariamente do comando do Palácio do Planalto.

Chamada de “pronúncia”, a fase atual do processo de afastamento da presidente da República – a etapa intermediária – serviu para os integrantes da comissão especial ouvirem depoimentos de testemunhas, solicitarem documentos para produção de provas, realizarem perícia e acompanharem a leitura da defesa pessoal de Dilma. Nesta fase também foram entregues as alegações finais da acusação e da defesa.

Nesta terça, Anastasia terá de ler a íntegra do parecer aos colegas da comissão especial do impeachment. Senadores contrários ao afastamento da petista pretendem obstruir a sessão com apresentação de requerimentos e questões de ordem para tentar adiar a leitura, passo indispensável para que o documento seja votado no colegiado. No entanto, como a oposição é minoria na comissão, a tendência é que o senador do PSDB consiga concluir a apresentação do parecer.

Os aliados de Dilma também devem apresentar os chamados “votos em separado” – textos alternativos com conclusões divergentes das apresentadas pelo relator do processo. Esses relatórios dos oposicionistas, entretanto, não deverão ser analisados pelos integrantes da comissão do impeachment.

Ao final da leitura do relatório de Anastasia, o presidente da comissão, senador Raimundo Lira (PMDB-PB), concederá vista coletiva (mais tempo para que os integrantes do colegiado analisem o parecer).

Segundo o cronograma do processo de impeachment, os senadores que atuam na comissão especial irão discutir o documento elaborado por Anastasia na quarta-feira (3). Porém, somente no dia seguinte o relatório será votado no plenário do colegiado.

Após ser apreciado na comissão, o parecer do senador tucano será submetido ao plenário principal do Senado, independentemente de ter sido aprovado ou rejeitado pelo colegiado. A previsão é de que a análise do relatório no plenário ocorra na próxima terça-feira (9).

Se o plenário principal decidir, por maioria simples, que é procedente a denúncia de que Dilma cometeu crime de responsabilidade no exercício da Presidência, ela será submetida a julgamento final no Senado.

Encarregado de comandar um eventual julgamento, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, prevê que a análise definitiva do processo de impeachment tenha início no plenário do Senado no dia 29 de agosto. A projeção do magistrado é que o julgamento irá se estender por uma semana.

Do G1 Brasília

Até os mortos são vítimas de assaltos nas estradas do Maranhão…

As quatro pessoas que estavam no veículo prata morreram na BR 316 e tiveram pertences roubados
As quatro pessoas que estavam no veículo prata morreram na BR 316 e tiveram pertences roubados

Uma informação repassada pela Polícia Rodoviária Federal nesta segunda-feira (1º) é de causar espanto. Em pelo menos dois acidentes com vítimas fatais registrados nesse fim de semana na BR 316 os mortos foram assaltados. Isso mesmo: assaltados!

Familiares das vítimas confirmaram os roubos ocorridos logo após acidentes. Na colisão frontal entre um caminhão da FC e um corsa Sedan prata, ocorrida neste domingo (31) no Km 17 próximo a cidade de Codó, as quatro pessoas que estavam no veículo menor e morreram tiveram vários pertences e objetos de valor roubados. Parentes das vítimas registraram Boletim de Ocorrência em delegacias relatando o fato.

De acordo com a PRF as pessoas param para ver o acidente e muitas vezes roubam as vítimas sem prestar socorro. Nesses casos pode ocorrer prisão em flagrante dos bandidos que roubam além de documentos e dinheiro, até alianças, cordões e objetos de uso pessoal dos acidentados.

Nem os mortos escapam da ação de bandidos…

Igarapé do Meio realiza a maior Convenção Municipal de sua história

Convenção Municipal de Igarapé do Meio
Convenção Municipal de Igarapé do Meio

Com um público de mais de 4 mil pessoas, foi realizada neste fim de semana a Convenção Municipal partidária de Igarapé do Meio 2016.

Além da forte participação popular, o evento contou com a presença de lideranças políticas, de presidentes dos partidos PSDB, PSB, PV, PRB, PTB, PMB, DEM, PHS, filiados e candidatos a vereadores. Na ocasião foi oficializada a candidatura do atual prefeito Raimundo Damasceno e o seu vice Gilberto.

Este foi o maior encontro político já registrado em Igarapé do Meio. Na festa da democracia formou-se uma extensa rede de apoiadores à reeleição do prefeito Raimundo.

Convenção Municipal de Igarapé do Meio
Convenção Municipal de Igarapé do Meio

Ação é ajuizada na Justiça Eleitoral contra o prefeito de São Luís

Prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior
Prefeito Edivaldo Holanda Júnior pode vencer o 1º turno das eleições em São Luís

A Rede Sustentabilidade ajuizou nesta segunda-feira, 1º de agosto, uma ação de investigação judicial eleitoral contra o prefeito Edivaldo Holanda Jr. O partido – representado pelo advogado Marlon Reis, ex-juiz e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa – analisou centenas de provas de desvio de verbas públicas para a realização de propaganda pessoal do prefeito. Servidores que deveriam estar trabalhado para divulgar os programas e ações do município, de forma educativa e institucional, estavam sendo pagos com verbas públicas para enaltecer a imagem pública do prefeito.

De acordo com a petição, ficou constatado que a Agência São Luís, órgão de comunicação mantido pela prefeitura, foi orientada a realizar a promoção pessoal da imagem do prefeito. Para isso o órgão público passou a gerar conteúdo que era sistematicamente publicado no site da prefeitura, enviado para TVs e jornais e difundido para centenas de milhares de pessoas que seguem os perfis oficiais do município de São Luís nas redes sociais.

“As postagens mostram sempre o prefeito como um grande empreendedor e realizador de obras, com o claro intuito de promover a sua imagem pública. Há um nítido e grave desvio de finalidade da propaganda institucional”, analisou o advogado Marlon Reis.

Segundo ele, a Constituição Federal proíbe que da comunicação institucional do Poder Público constem imagens, palavras ou símbolos que promovam a pessoa dos governantes. O objetivo dessa proibição é atribuir à propaganda do governo uma finalidade verdadeiramente pública e educativa. O advogado explica que a Lei das Eleições afirma que o desrespeito a essa regra da Constituição configura abuso do pode político.

Outra violação atribuída ao prefeito, de acordo com a investigação judicial, refere-se à realização de propaganda institucional dentro do período em que esta é totalmente proibida. A legislação impede que os órgãos públicos promovam publicidade nos três meses que antecedem as eleições. A Rede Sustentabilidade apresentará à Justiça Eleitoral um jornal que circulou até o dia 7 de julho e que continha, além de várias imagens dos símbolos da Prefeitura, matérias enaltecendo a “excelente” gestão de Edivaldo Holanda Jr.

A Rede pede a aplicação das penalidades previstas na lei. Se a ação for julgada procedente, Edivaldo Holanda Jr. será cassado e ficará inelegível até 2024, além de sofrer uma multa que pode ultrapassar os 100 mil reais. Além disso, poderá ser aberta uma ação de improbidade capaz de acarretar o bloqueio de bens para permitir que o dinheiro público desperdiçado na campanha do prefeito seja restituído aos cofres públicos.

Ex-ministro Paulo Bernardo é denunciado por corrupção e organização criminosa

O ex-ministro Paulo Bernardo ao lado da esposa, a senadora Gleisi Hoffmann
O ex-ministro Paulo Bernardo ao lado da esposa, a senadora Gleisi Hoffmann

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (1º) à Justiça o ex-ministro Paulo Bernardo pelos crimes de organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Paulo Bernardo é acusado de receber recursos de um esquema de fraudes no contrato para gestão de empréstimos consignados no Ministério do Planejamento. Se a Justiça receber a denúncia, o ex-ministro torna-se réu e responderá a processo.

Além do ex-ministro, que é marido da senadora Gleisi Hoffmann, outras 19 pessoas foram denunciadas pelo MPF. Elas são acusadas de montar uma organização criminosa no Ministério do Planejamento entres os anos de 2009 e 2015.

No dia 23 de junho, Paulo Bernardo foi preso por suspeita de ter recebido R$ 7,1 milhões de propina em um esquema envolvendo uma empresa de software, a Consist, que administrava contratos de crédito consignado para funcionários públicos. De acordo com as investigações, agentes públicos e políticos recebiam pagamentos ilegais a partir do contrato feito com a empresa. Os serviços da empresa eram custeados por uma cobrança de cerca de R$ 1 de cada um dos funcionários públicos que aderiam a essa modalidade de crédito. O inquérito aponta que, desse montante, 70% era desviado para empresas de fachada. A partir dos contratos falsos, os recursos chegavam aos destinatários finais, entre eles o ex-ministro.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal, Bernardo teve despesas pessoais e de campanhas eleitorais pagas pelo esquema de corrupção. Paulo Bernardo foi solto no dia 29 de junho, após determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Verônica Sterman, advogada de Bernardo, acredita que a Justiça reconhecerá a improcedência das acusações. “O ex-ministro Paulo Bernardo reitera que não participou ou teve qualquer ingerência na celebração ou manutenção do acordo de cooperação técnica assinado autonomamente entre a Secretaria de Recursos Humanos do MPOG [Ministério do Planejamento] e as associações de Bancos e Previdência (ABBC e SINAPP). Também reitera que não se beneficiou de qualquer quantia da Consist, quer direta ou indiretamente”, informa nota da defesa.

Fonte: EBC

Tristeza! Morre em São Luís a 3ª vítima queimada durante assalto em Pirapemas

Rosilene era professora em Pirapemas
Rosilene era professora em Pirapemas

Morreu na manhã desta segunda-feira (1º) no Hospital Municipal Dr Clementino Moura, o Socorrão II, em São Luís, a terceira das seis vítimas do incêndio criminoso ocorrido na noite do dia 19 de julho no povoado Tiquaras, zona rural do município de Pirapemas.

Rosilene da Silva Santos tinha 41 anos e era professora da rede municipal de ensino. Ela estava internada na UTI e o estado de saúde dela era considerado gravíssimo. Hoje ela não resistiu aos ferimentos e foi à óbito.

A segunda vítima a falecer foi Maria Francineth da Silva Frazão que teve cerca 56% do corpo queimado. A primeira vítima a falecer foi o marido dela, Raimundo da Conceição Frazão, de 55 anos de idade. Ele era o proprietário da casa invadida por quatro bandidos que estavam à procura de um certa quantia em dinheiro que ele havia guardado. Como não encontraram nada, atearam fogo na casa atingindo moradores que tiveram queimaduras de segundo e terceiro graus.

Vítimas queimadas em Pirapemas no dia 19 de julho
Vítimas queimadas em Pirapemas no dia 19 de julho

O crime chocou a cidade de Pirapemas e todo o Maranhão pela crueldade com que foi praticado.

As outras três vítimas continuam internadas no Socorrão II, sem previsão de alta. (Reveja o caso)

Número de homicídios reduz em quase 20% na Grande São Luís

A diminuição nas estatísticas de crimes é um dos maiores desafios para a Segurança Pública em todo o país. Desde o início da gestão Flávio Dino as forças policiais se uniram e realizam ações conjuntas para frear o avanço destes tipos de crime e o resultado tem sido a queda gradativa e constante dos números. A polícia nas ruas e a realização de operações com foco específico têm contribuído para diminuir os registros de homicídios dolosos na Região Metropolitana de São Luís. Só em relação aos primeiros semestres de 2014 e 2016, essa diminuição chegou a 19,67% destes casos.

Em 2015, primeiro ano de governo, a ação integrada das polícias conseguiu diminuir os registros já no primeiro semestre com 6,71% menos casos que em 2014. Somaram 432 registros em 2014 e caíram para 403 em 2015 – o que significa 29 vidas salvas. A diminuição foi ainda maior comparando 2015 e 2016, quando as operações colocadas em prática já demonstravam um resultado mais eficaz: 347 registros de homicídios dolosos.

E no comparativo 2014 com 2016, os números são ainda mais significativos. Foram salvas 87 vidas e a queda registrada em 19,67%. Os dados são da Unidade de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA).

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP), Jefferson Portela, ressaltou a importância da união das polícias geral para êxito das ações na área. Ele explicou que “a execução de planos estratégicos a serem seguidos em todo o Maranhão são determinantes para conter a violência e mostra o poder de organização da polícia”.

“É um trabalho constante, que não para. A Segurança tem uma grande demanda a atender e lidamos com problemas que se perpetuaram ao longo dos anos, sem que fossem solucionados. O governador tem essa área como uma das prioridades e está reestruturando o setor para que possamos ter êxito. E temos conseguido, com todos os esforços reunidos”, avalia o delegado geral de Polícia Civil, Lawrence Melo.

Dentre as medidas diretas tomadas pelo governo para mudar estes números estão o monitoramento intensivo das áreas onde existem maior demanda; a colocação da Polícia Civil nas ruas para trabalhar unida à Militar; descentralização da atividade policial com a criação das Superintendências especializadas; e canais diretos com a população para denúncias.

HOMICÍDIOS DOLOSOS – GRD SLZ
2014
Jan – 87
Fev – 68
Mar – 78
Abr – 69
Mai – 71
Jun – 59
TOTAL – 432

2015
Jan – 84
Fev – 70
Mar – 73
Abr – 54
Mai – 62
Jun – 60
TOTAL – 403

No 1º semestre de 2015 houve uma diminuição de 6,71% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2014.

2016
Jan – 63
Fev – 71
Mar – 66
Abr – 46
Mai – 55
Jun – 46
TOTAL – 347

No 1º semestre de 2016 houve uma diminuição de 13,89% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2015.

No 1º semestre de 2016 houve uma diminuição de 19,67% nos casos de homicídios dolosos na Região Metropolitana de SL, em relação a 2014.

* Fonte: SSP-MA

Multidão lota convenção em apoio à reeleição de Luciano Leitoa em Timon

Luciano Leitoa durante convenção do PDT em Timon
Luciano Leitoa durante convenção do PDT em Timon

Na noite desta sexta-feira (29), mais de 10 mil pessoas lotaram terreno na Avenida Teresina, no município de Timon, para prestigiar a Convenção Municipal que lançou a coligação em apoio à reeleição do prefeito da cidade, Luciano Leitoa (PSB). O evento, que contou com a presença do governador Flávio Dino, além de oficializar a candidatura para continuação da gestão de Leitoa no município, define o nome de João Rodolfo (PCdoB) como candidato a vice-prefeito na mesma chapa.

Durante o ato, Flávio Dino destacou os avanços obtidos por Luciano Leitoa em Timon, defendendo a continuidade do trabalho desempenhado pelo prefeito no município. “Sei que é necessário continuar o caminho de investimentos na saúde, educação e segurança em Timon. Vocês estão vendo o volume de obras na cidade. A garantia que ofereço é a continuidade do trabalho de Luciano”, pontuou o governador.

Dino elogiou a capacidade de liderança de Luciano Leitoa. “Ele é um líder partidário, um pai de família exemplar, uma das maiores lideranças do nosso estado. Eu vim em nome dos 7 milhões de maranhenses dizer que temos orgulho do nosso prefeito Luciano”, disse.

Luciano Leitoa relacionou a calorosa recepção popular em apoio a sua candidatura, ao modo como ele vem desempenhando seu papel como gestor do município. “Da forma que fazemos política em Timon, não tinha dúvidas de que este espaço estaria assim hoje”, frisou.

O atual prefeito falou ainda sobre as ações municipais que vem garantindo maior desenvolvimento e justiça social para os timonenses, por meio do apoio que vem recebendo do governo do Maranhão. “Político tem que ter caráter e posição. Aqui em Timon acabamos com as últimas três escolas de taipa. Governar com muito dinheiro é fácil. Quero ver governar com as dificuldades que encontramos. Foram dois anos sozinho, mas hoje temos o apoio de Flávio Dino. Nós sabemos reconhecer aqueles que nos ajudam”, garantiu o prefeito.

O candidato a vice-prefeito de Timon pelo PCdoB, João Rodolfo, disse que está disposto a trabalhar em prol de toda a população do município. “Não tenho medo de trabalhar, de cuidar da vida de cada timonense”, assegurou.

VÍDEO: acidente mata 4 pessoas em Codó

As quatro pessoas que estavam no veículo morreram
As quatro pessoas que estavam no veículo morreram

Um grave acidente envolvendo um caminhão da FC e um veículo prata culminou na morte de quatro pessoas, na manhã deste domingo.

As quatro pessoas morreram na hora
As quatro pessoas morreram na hora

O caminhão teria passado por cima do carro no Km 17 da BR 316, próximo ao povoado Alegre município de Codó.

As quatro pessoas seriam da mesma família, de acordo com informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal.

O nome das vítimas não divulgadas.

Veja imagens: