CPMI do INSS: presidente de associação é preso por falso testemunho

Foto Reprodução

O presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, foi preso na madrugada desta terça-feira (4) após prestar depoimento à CPMI do INSS, em Brasília. A ordem de prisão foi dada pelo presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), que acusou o depoente de falso testemunho.

Segundo Viana, Abraão teria mentido diversas vezes ao longo da oitiva, contradizendo depoimentos e documentos já reunidos pela CPMI.
“Ele, pelo menos em quatro oportunidades, se contrariou”, afirmou o senador em entrevista após a sessão. “Tentou esconder de todas as maneiras que continuou o mesmo esquema, ampliando — não só tirando dos pescadores, mas também dos aposentados. Acabou preso porque mentiu na CPMI”, completou.

Encerrado o depoimento, Abraão foi escoltado pela Polícia Legislativa.

Durante entrevista coletiva após a prisão, Carlos Viana afirmou que a oitiva reforçou suspeitas sobre um esquema nacional envolvendo associações usadas para aplicar golpes em aposentados e pensionistas, com base na compra de listas de beneficiários do INSS.

“Ele confirmou o que a CPMI vem montando peça por peça: que as associações usaram o mesmo esquema para enganar aposentados, comprando listas de nomes do mesmo fornecedor, o senhor Antônio Carlos Camilo, conhecido como Careca do INSS”, disse o senador.

As investigações apontam ainda para o possível envolvimento de ao menos dois a quatro servidores de carreira do INSS, suspeitos de participação no esquema de corrupção e desvio de recursos.

A CPMI segue analisando documentos e depoimentos para aprofundar as apurações sobre fraudes envolvendo benefícios previdenciários.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>