Prefeito Galego Mota
O inquérito civil investiga o prefeito de Dom Pedro, Ailton Mota dos Santos, conhecido como Galego Mota, por suspeitas graves de corrupção, montagem de organização criminosa e outros ilícitos administrativos e penais. A decisão foi assinada pelo promotor de Justiça Wlademir Soares de Oliveira, que responde pela Promotoria do município.
A apuração foi motivada por denúncia formalizada por vereadores do município, que apontam possíveis práticas de corrupção ativa e passiva, violação aos princípios da legalidade e impessoalidade na administração pública, além da suspeita de crime de responsabilidade cometido por prefeito – conforme previsto no Decreto-Lei 201/67.
Segundo a denúncia, a suposta rede de desvio de recursos públicos envolve, além do gestor municipal, a empresa MT Serviços e Construções, representada formalmente por Armando Nava Ericeira, estudante de medicina, mas que, segundo o MP, pertence de fato a seu pai, o fiscal agropecuário Renardy Pereira Ericeira, da AGED-MA. Ambos estão sob investigação.
Também são alvos o presidente da Comissão de Licitação, Joel Pinheiro de Assunção, e a pregoeira do município, Georgiana Trovão Moreira Lima. O contrato suspeito é fruto do Pregão Presencial nº 015/2019.
A reportagem do Blog do Minard apurou, por meio do Portal da Transparência do município, que o CNPJ 31.088.159/0001-33, registrado oficialmente em nome da empresa MT Serviços e Construções LTDA, aparece vinculado a contratos da prefeitura com a razão social A. B. M. Cruz Serviços. Entre 2019 e 2020, os valores empenhados somam R$ 11.950.951,15 milhões.
Veja: