
O Ministério Público recomendou à prefeita de Pedreiras-Ma, Vanessa Maia, e ao Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek a suspensão imediata do concurso público regido pelo edital nº 001/2024, após várias denúncias de irregularidades, como indícios de favorecimento de candidatos com vínculos políticos, falhas de organização, e desrespeito aos princípios da moralidade e impessoalidade.
A promotora de justiça Marina Carneiro Lima de Oliveira destacou que a suspensão busca resguardar a transparência, a isonomia e a legalidade do certame até a completa apuração dos fatos. A prova foi aplicada no dia 17 de novembro deste ano, e o resultado preliminar foi divulgado no último dia 13. Segundo o MP, várias denúncias foram feitas indicando que pessoas com vínculos estreitos com a gestão municipal constavam na lista de aprovados, principalmente em cargos estratégicos. O certame oferece 323 cargos públicos.
A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Pedreiras determinou a interrupção de quaisquer atos administrativos relacionados ao certame, incluindo etapas futuras e homologação de resultados, até a apuração definitiva das irregularidades. A prefeita Vanessa dos Prazeres dos Santos e o Instituto Social da Cidadania Juscelino Kubitschek tem 48 horas para informar ao Ministério Público sobre o acatamento dos termos da Recomendação.