O Ministério das Comunicações atingiu em novembro a marca de 50 mil computadores doados para a criação de laboratórios de informática em escolas e associações em todo o Brasil. O resultado foi conquistado após a pasta dobrar a distribuição de equipamentos em 2024 em relação a 2022 e, pela primeira vez, ultrapassar o número de 10 mil equipamentos em um ano.
“Esta é uma grande conquista. Assim que assumimos a gestão do Ministério das Comunicações, decidimos ampliar o programa Computadores para Inclusão, que é uma política pública da qual temos muito orgulho. Ela proporciona capacitação profissional para os alunos que consertam e recondicionam os equipamentos, oferece inclusão digital para os usuários dos laboratórios de informática, em especial estudantes de escolas públicas, e também dá uma destinação correta para os resíduos de eletroeletrônicos”, disse o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
Em 2024, o Ministério das Comunicações doou 10 mil computadores, o que significa que 20% das entregas realizadas pelo programa, que foi criado em 2010, foram realizadas neste ano. A intensificação do programa já podia ser constatada em 2023, quando foram entregues 7,8 mil equipamentos, o que representa um crescimento de 67% em relação ao ano anterior.
O programa Computadores para a Inclusão destina equipamentos que não seriam mais utilizados em órgãos públicos, por estarem obsoletos ou danificados, para laboratórios de informática em todo o Brasil, após passarem pelos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs), onde são recuperados por alunos de cursos de capacitação profissional na área. Com isso, os equipamentos são levados para a criação de laboratórios de informática em pontos de inclusão social em todo o país, como escolas e associações.
A iniciativa já atendeu 3,7 mil laboratórios de informática em 1 mil municípios. Mais de 215 cursos foram oferecidos nos atuais 25 CRCs, capacitando mais de 46,7 mil alunos. No total, 7,6 mil toneladas de resíduos de eletroeletrônicos foram descartados de forma correta.
Entregas do Computadores para Inclusão
2021: 4.809 computadores doados
2022: 4.669 computadores doados
2023: 7.794 computadores doados
2024: 10.033 computadores doados (até novembro)
Nos dois últimos anos, foram priorizadas doações para atender a população que vive em locais de difícil acesso, como territórios quilombolas e aldeias indígenas, trabalhadores rurais, extrativistas, pescadores e associações de moradores.
A entrega de número 50 mil aconteceu no Centro de Formação Francisca Veras, que realiza o atendimento de famílias assentadas e profissionais das áreas agrícola e florestal. O local, em Governador Valadares (MG), recebeu 14 computadores.
Em uma das mais recentes doações, o Ministério das Comunicações foi até o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga (AL), para doar 200 computadores para serem distribuídos pela Fundação Palmares na região. Neste ano, a pasta também realizou entregas para a aldeia Xukuru em Pesqueira (PE), na comunidade ribeirinha da Ilha do Combú (PA) e para o Rio Grande do Sul após as enchentes que atingiram o estado.