
A última pesquisa Quaest, divulgada na noite deste sábado (5), trouxe um panorama atualizado das intenções de voto para a Prefeitura de São Luís na véspera do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Eduardo Braide (PSD), atual prefeito e candidato à reeleição, lidera com 58% das intenções de voto na pesquisa estimulada, que apresenta os nomes dos candidatos aos eleitores. Em segundo lugar, aparece Duarte Júnior (PSB), com 23%, seguido por Dr. Yglésio (PRTB), que registra 4%.
A nova sondagem aponta uma queda para Braide, que tinha 63% na pesquisa anterior, divulgada em 27 de setembro. Duarte Júnior, por sua vez, teve uma leve alta, subindo de 21% para 23%. Dr. Yglésio dobrou sua pontuação, passando de 2% para 4%, mas segue tecnicamente empatado com Fábio Câmara (PDT), Flávia Alves (Solidariedade) e Wellington do Curso (Novo), todos com margens similares.
Entre os eleitores, 11% estão indecisos, ou optaram por votos brancos, nulos ou declararam que não irão votar. Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram na pesquisa.
O levantamento, encomendado pela TV Mirante, entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA-00237/2024.
Números da pesquisa estimulada:
- Eduardo Braide (PSD) – 58%
- Duarte Júnior (PSB) – 23%
- Dr. Yglésio (PRTB) – 4%
- Fábio Câmara (PDT) – 2%
- Flávia Alves (Solidariedade) – 1%
- Wellington do Curso (Novo) – 1%
- Indecisos – 6%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 5%
*Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
Números da pesquisa espontânea:
- Eduardo Braide (PSD) – 50%
- Duarte Júnior (PSB) – 17%
- Dr. Yglésio (PRTB) – 3%
- Fábio Câmara (PDT) – 1%
- Flávia Alves (Solidariedade) – 1%
- Wellington do Curso (NOVO) – 1%
- Indecisos – 24%
- Branco/Nulo/Não vai votar – 3%
*Franklin Douglas (PSOL) e Saulo Arcangeli (PSTU) não pontuaram.
Votos válidos
Em votos válidos, que excluem os brancos e nulos, Braide mantém uma sólida liderança, com 64%, enquanto Duarte Júnior tem 25%. Dr. Yglésio e Wellington do Curso empatam com 4%, e Fábio Câmara segue com 2%. Flávia Alves, com 1%, também está tecnicamente empatada com os candidatos mencionados.
Se a eleição fosse hoje, Braide estaria matematicamente próximo de uma vitória no primeiro turno, dada a margem de erro.