Em eleição realizada na última terça (25), pelo Comitê Executivo da Interpol, em Lyon, o delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza foi indicado como próximo Secretário-Geral da Interpol, com mandato entre 2024 e 2029. A indicação do Comitê deve ser ratificada, em novembro deste ano, pela Assembleia Geral da organização. Trata-se da primeira vez, em cem anos de história da Interpol, que a organização será comandada por nacional de um país em desenvolvimento.
O maranhense, de 43 anos, é delegado da Polícia Federal desde 2007, com uma vasta experiência em cooperação internacional. De 2007 a 2009, ele foi Chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Superintendência da PF no Maranhão.
Natural de São Luís, Urquiza formou-se em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará. Ele também possui um MBA em Administração Pública pelo IBMEC e uma pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP. Com uma formação internacional robusta, o delegado realizou cursos de Justiça Criminal na Universidade de Virginia, Telecomunicações e Tecnologia da Informação na Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) em Tóquio, e Gestão e Liderança em Harvard.
Em 2021, Urquiza foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol. Anteriormente, ele atuou como Diretor-Adjunto para Comunidades Vulneráveis e Diretor de Combate ao Crime Organizado da Secretaria-Geral da Interpol em Lyon, na França, onde implementou estratégias de combate ao tráfico de pessoas.
A Interpol, com sede em Lyon, é a maior organização policial do mundo, contando com 196 países membros. A instituição facilita a troca de informações e dados sobre crimes e criminosos entre as polícias dos países membros e oferece suporte técnico e operacional para combater o crime a nível global.