TJMA proíbe prefeito de Nova Iorque de usar uniformes escolares com cores e slogans não oficiais

Prefeito Daniel Castro

Após ignorar a recomendação do Ministério Público do Maranhão, o prefeito Daniel Castro, foi alvo de uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA). O chefe do Executivo municipal é acusado de usar cores e slogans não oficiais nos uniformes escolares fornecidos aos alunos da rede municipal de ensino de Nova Iorque, violando os princípios da administração pública.

A decisão do juiz Adriano Lima Pinheiro, da Comarca de Pastos Bons, determina a suspensão imediatamente do uso de uniformes irregulares no ambiente escolar e que no ano letivo de 2024, o padrão seja adequado às cores do município e não constem qualquer menção a atual gestão.

O magistrado também fixou uma multa em caso de descumprimento da liminar e intimou o prefeito e os demais réus a apresentarem suas defesas no prazo de 30 dias.

Prefeito Daniel desdenhou do MPMA

O MPMA ajuizou a ação civil pública após o prefeito ignorar uma recomendação do órgão ministerial, que solicitava a correção dos uniformes escolares. A promotoria argumenta que o fardamento continha as cores e o slogan da campanha eleitoral do gestor, configurando uma forma de promoção pessoal às custas do erário.

O juiz Adriano Lima Pinheiro acolheu os argumentos da promotoria e considerou que o uso indevido dos uniformes escolares fere os princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, além de causar prejuízo ao patrimônio público.

Contudo, a decisão é passível de recurso.

Será que o prefeito de Nova Iorque também vai passar por cima da decisão do TJMA…?

Veja a íntegra da decisão aqui. 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>