Definida comissão no Senado que investigará crise no transporte por ferryboat no Maranhão

Ferry Boat José Humberto

Foram definidos cinco dos sete integrantes da Comissão Temporária Externa do Senado Federal que investigará a crise no transporte por ferryboat no Maranhão (CTEFBOAT). A comissão terá em sua composição os três senadores do Maranhão – Roberto Rocha (PTB), Roberth Bringel (União) e Eliziane Gama (Cidadania) -, além de Eduardo Girão (Podemos-CE) e Ângelo Coronel (PSD-BA).

Roberto Rocha e Roberth Bringel serão membros titulares da CTEFBOAT e exercerão, ambos, a função de relator. O senador Ângelo Coronel também atuará na relatoria da comissão.

Já Eliziane Gama será suplente e antes mesmo do início dos trabalhos da comissão externa, está sendo apontada como representante do Governo do Maranhão durante a investigação, ou seja, terá como papel rebater as graves denúncias que deverão vir à tona nas reuniões e atividades externas da CTEFBOAT.

Outro suplente é o senador suplente Eduardo Girão,. conhecido por seu posicionamento antiesquerdista. Por ser oriundo de um estado próximo geograficamente ao Maranhão, pode desempenhar um papel importante na comissão.

Para que a CTEFBOAT esteja apta a iniciar os trabalhos, falta definir, apenas, o presidente e o vice-presidente. A expectativa dos membros já indicados é que isso ocorra a qualquer momento, já que as articulações visando ao preenchimento dos cargos seguem em pleno andamento nos bastidores do Senado.

Finalidade

A finalidade da comissão é verificar, “in loco”, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a situação da travessia de Ferry Boat que conecta a região ocidental do Estado do Maranhão à ilha de São Luís.

O transporte aquaviáro entre São Luís e a Baixada Maranhense, entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe, opera de forma caótica há mais de dois anos, desde quando o ex-governador Flávio Dino (PSB) decretou intervenção na Servi-Porto, maior empresa do setor no Maranhão, que realizava o serviço de forma regular há três décadas e meia.

Sem qualquer perspectiva de melhoria a curto prazo, já que todas as soluções apresentadas pelo governo até agora foram frustradas e até a promotora de Justiça que vinha acompanhando o caso e denunciando as irregularidades na operação da travessia foi afastada da investigação de forma inexplicável.

Blog do Daniel Matos

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