São João do Maranhão inicia programação oficial no Ceprama e na Vila Palmeira

Fo5o Divulgação

O São João vive. A nossa cultura é retomada com investimento pensando na população.” A fala é do secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, durante a abertura da programação oficial do maior São João do Brasil, nessa quinta-feira (2), no Ceprama. Concomitantemente, também teve início o arraial oficial da Vila Palmeira, além do Arraial Pertinho de Você, na Cohama.

As atrações oficiais foram no Ceprama: com Tambor de Crioula União da Baixada; Cacuriá do Basson; Bumba Meu Boi Upaon-Açu; Djalma Chaves; e Companhia Barrica; e na Vila Palmeira: Tambor de Crioula Santa Bárbara; Bumba Meu Boi Valente da Ilha; Eugênia Miranda; Bumba Meu Boi de Nina Rodrigues; e Bumba Meu de Ribamar

O secretário agradeceu a presença do governador interino, Paulo Velten. O governador Carlos Brandão, aniversariante do dia, está licenciado para se recuperar de uma cirurgia.

Começamos hoje nossa festividade junina aqui no Ceprama, na Vila Palmeira e no Arraial Pertinho de Você. Temos a presença do governador em exercício, o doutor Paulo, e é uma enorme satisfação começar as atividades folclóricas com a presença do governador.”

O secretário também lembrou que neste domingo (5) haverá a segunda edição do projeto Travessia Junina, no Espigão Costeiro, local que recebeu as bandeirinhas juninas que antes estavam na ponte do São Francisco.

Teremos dois meses de jornada, lembrando que domingo teremos a Travessia Junina na Península. Vai ser uma satisfação encontrar com vocês novamente”, disse Paulo Victor.

Fico muito animado de ver esse arraial tão bem estruturado, tão bem organizado, e a chegada da população numa noite de festa nesse momento de reencontro. Agora há pouco eu estava conversando com turistas de fora, e eles ficaram impressionados de ver a beleza, a riqueza cultural do nosso Maranhão, e a gente tem que apostar nisso, naquilo que é nosso. O que é cultural, o que é simbólico, une”, comentou o governador interino, Paulo Velten.

Quem esteve nos arraiais não escondeu a alegria, sejam turistas, moradores locais e artistas.

A expectativa de pós-pandemia, dois anos sem ter um arraial, sem ter uma festa junina, foi muito difícil. E agora está sendo uma maravilha estar no primeiro dia de arraial e já curtindo todas essas atrações maravilhosas que temos em nossa cidade“, pontuou o influenciador digital Carlos Medeiros.

O casal Fabrício Privilar e Gislene Nava, que veio de São Paulo, teve como intuito conhecer os Lençóis Maranhenses e aproveitou para prestigiar o São João.

A gente conheceu os Lençóis e estamos aproveitando nossos dois últimos dias no Maranhão para conhecer a festa de São João“; “A expectativa é máxima porque São Paulo é totalmente diferente, então ver essas apresentações, conhecer o bumba-boi, essa tradição do folclore, é tudo muito diferente“, disseram os turistas Privilar e Nava, respectivamente.

Eu não consigo nem expressar. Por mim eu nem saia desse arraial hoje, desse palco, de tanto que eu estava com vontade e com saudade. Não estou aguentando com os pés, mas é pouco perto do que a gente perdeu por causa dessa pandemia”, externou Régia Valéria, dançarina do Tambor de Crioula de Santa Bárbara.

A programação segue de quinta a domingo. No Ceprama, até o dia 5, depois entre os dias 9 e 12 de junho; na Vila Palmeira, até 2 de julho.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>