EXCLUSIVO: Prefeitura de Alcântara não entrega prestação de contas de 2021 ao TCE e pode ter recursos bloqueados

Padre William (PL)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) divulgou nos últimos dias a relação das prefeituras que não entregaram as prestações de contas do ano de 2021. Dos 217 municípios apenas Belágua e Alcântara não apresentaram os relatórios de contas, visto que o último do prazo foi 31 de março de 2022.

O município de Alcântara, atualmente sob a gestão de William Guimarães, tem sido alvo de diversas notificações pelo não cumprimento dos processos legais referentes às compras governamentais desde o início de 2021.  O prefeito vem tentando driblar a justiça usando estratégias para impedir que ocorra a  Tomada de Contas Especial pelo Núcleo de Fiscalização 2 (NUFIS 2). Enquanto isso com a fiscalização do TCE batendo às portas, a qualquer momento pode haver o bloqueio das contas do município, deixando mais de 1500 servidores sem a devida remuneração. De acordo com o TCE a prefeitura de Alcântara vem apresentando descaso, também, em relação à transparência. No  relatório divulgado recente pelo órgão foi comprovado em mais de 100 páginas que a gestão do padre William Guimarães não se importa de estar com a pior nota no ranking dos municípios maranhenses.

O alerta vermelho se instaurou na prefeitura de Alcântara e nos últimos dias percebeu-se um comportamento atípico no movimento de caixas de documentos, com idas e vindas de servidores a São Luís. Segundo relatos de populares, os gestores das pastas foram chamados para produzir documentos que auxiliem na operação de salvamento da atual gestão, que dá sinais de que já não suporta o festival de improbidades realizado pelo prefeito.

A esperança dos moradores de Alcântara tem sido o vice-prefeito, Nivaldo Araújo e o seu grupo político passem a assumir o comando da prefeitura e possa libertar a cidade de Alcântara pela falsa esperança de mudança, tirando do poder o responsável pela má gestão que tem acabado com a cidade como demonstra dados do TCE.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>