Juiz federal Ronaldo Desterro se despede da Corte Eleitoral do Maranhão

Juiz Ronaldo Castro Desterro

O biênio do juiz federal Ronaldo Castro Desterro Silva como membro da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão encerra no dia 13 de abril de 2022, mas nesta quinta, 7 de abril, foi a última sessão de julgamentos jurisdicionais e administrativos que o magistrado participou, uma vez que a próxima a ser realizada será dia 18 de abril.

Nos dois anos em que esteve como membro efetivo da Corte do TRE-MA, o juiz Ronaldo Desterro recebeu 530 processos, dos quais 518 já estão baixados, proferiu sentenças em 537, deu 129 decisões e 897 despachos. Só em sessões, participou de 222, entre jurisdicionais e administrativas, relatando votos 369 vezes.

Durante a sessão de julgamento presencial que o TRE-MA promoveu no dia 5 de abril – após 2 anos ocorrendo apenas remotamente por videoconferência devido à pandemia, Ronaldo Desterro aproveitou para se despedir.

Quero apenas fazer o registro que após quase 2 anos eu participo de uma sessão presencial. Então, ainda bem que foi feita essa sessão na terça-feira, pois senão eu passaria virtualmente pelo TRE e não presencialmente. Eu sei que essa é uma tendência sem recuo, nós não podemos brigar com a microeletrônica. Então, eu devo dizer que estar aqui hoje é uma alegria imensa porque eu me sinto mais em casa aqui do que fazendo a sessão virtual da minha casa. Faço esse registro como forma de prestigiar a minha carreira e o poder judiciário como todo”, comentou.

Continuou lembrando que a primeira vez que esteve na Justiça Eleitoral foi em 1992, como juiz eleitoral, quando o presidente era o desembargador Pires da Fonseca, oportunidade em que instalou a 80ª zona, em Santa Luzia do Paruá.

Em seguida, o presidente do TRE-MA, desembargador Joaquim Figueiredo, confessou que este foi um dos objetivos da sessão do dia 5 de abril ter sido marcada para acontecer presencialmente. “Foi uma forma de homenageá-lo antes de sua saída dia 13”, disse.

Por sua vez, os demais membros manifestaram palavras de apreço e boa jornada ao juiz que se despedia.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>