Movimento de bonequeiras promove exposição “Dias Mulheres Virão”

Foto Reprodução

Dia 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, dia especial, para se fazer uma reflexão a respeito da situação da mulher na sociedade atual. Principalmente quando levamos em conta o momento em que estamos vivendo de distanciamento e isolamento social, que aumentou em muito o número de mulheres sofrendo com a violência masculina, principalmente doméstica.

É necessário que retornemos ao convívio de forma leve, mas não podemos deixar de falar de um assunto tão sério, e para levarmos essa mensagem resolvemos nos utilizar do teatro de bonecos, que é uma maneira de usar a arte, a criatividade e a animação no nosso encontro, para mostrar que podemos usar a magia, ludicidade e encantamento, da nossa arte como um alento em meio, à insegurança, às dúvidas e os medos que se agigantaram em tempos de pandemia.

A utilização do teatro de bonecos para tratar de temas sérios como a violência contra a mulher, o preconceito de gênero e outros temas afins, que nos atingem diretamente, como o tema do domínio masculino histórico no segmento do teatro de bonecos, e nada melhor que usar o próprio boneco como uma arma poderosa para falar de coisas séria de forma lúdica.

Nosso foco é dar protagonismo às mulheres que atuam na área, promovendo um evento de mulheres, com mulheres, mas democraticamente, aberto a toda sociedade, sem distinção de etnia, classe social, religião ou gênero.

O evento reunirá mulheres artistas e bonequeiras de diferentes regiões do Estado, além de representantes de culturas populares, para debater temas relacionados à presença feminina no desenvolvimento do Teatro de Animação.

A programação se iniciará com um cortejo, onde a boneca Luísa, mascote do grupo, será deslocada da praça Nauro Machado, onde se encontra atualmente, até o Atelier de Marlene Barros, onde ficará pelos próximos dias. Ali acontecerá uma exposição de bonecos produzidos por algumas mulheres do grupo e uma rápida apresentação de alguns bonecos com temas pertinentes ao Dia Internacional das Mulheres, onde acontecerá uma conversa ligada ao mesmo tema.

Dias Mulheres Virão
Realização: Mulheres Bonequeiras

Exposição de bonecos’
De 8 a 25 de março.
Abertura, dia 8 às 18 horas com a chegada do cortejo com a boneca Luiza (mascote do grupo)
Local: Galeria ZBM
Atelier Marlene Barros, rua do giz, 444
Centro histórico de São Luís

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>