Correlação de forças políticas no cenário das federações partidárias nas eleições de 2022 e as possibilidades para 2024

O União Brasil que surgiu da fusão entre o Democratas e o PSL (Partido Social Liberal) que elegeu o atual Presidente da República é hoje o maior partido da Câmara Federal com 61 deputados federais, vem seguido do PL (Partido Liberal) que é atualmente o Partido do Bolsonaro e conta com 59 deputados federais, em terceiro lugar vem o PT (Partido dos Trabalhadores) com 53 deputados federais. Depois vem o PP (Partido Progressista) com 42 deputados federais. O Partido Republicano com 37, o PSD (Partido Social Democrático) com 36, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) que já foi o maior partido do país e hoje tem somente 34 deputados federais vem na sequência juntamente com o PSDB (Partido da Social-Democracia Brasileira) tem 31 deputados federais, o PSB (Partido Socialista Brasileiro) com 30 deputados federais e o PDT (Partido Democrático Brasileiro) com 25 deputados federais. Depois destes, vem uma fragmentação de partidos com números de deputados com média de 10 deputados federais, isso sabendo que uns possuem menos de 10 Deputados e outros menos de 5 deputados federais.

O PCdoB (Partido Comunista do Brasil) com 8 deputados federais e o PV (Partido Verde) com 4 deputados federais e ao formar a Federação de Partidos PT, PV e PCdoB, pois essa Federação ao se consolidar vai a 65 deputados federais e passa a ser a maior organização política em números proporcionais de deputados federais. Contudo essa Federação nasce com o PT sendo a força máxima representando por 53 deputados federais que representa 81,53% da quantidade de deputados federais seguido do PCdoB com 8 deputados federais que representa 12, 3% e o PV com 4 deputados federais que representa 6,15% da representação na Federação PT, PCdoB e PV. Ou seja, um desequilíbrio muito grande na composição das representações política. Tal fato deve as organizações ter cautela para o mais forte não engoli os mais fracos do ponto de vista da representação política na composição dos organismos de decisões da Federação.

Quanto a quantidade de filiação os 3 Partidos possuem juntos um total de 2.372.047 filiados, ou seja, mais de dois milhões e trezentos mil filiados, sendo que deste total o PT possui mais de um milhão e meio de filiados (1.599.174), o equivalente a 67,41% da base de filiados da federação, seguido do PCdoB com 396.958 equivalendo a 16,7% e o PV com 375.915 = 15,8%. Aqui nas filiações o desequilíbrio é menor. Contudo os partidos têm a responsabilidade de gerar um Programa conjunto para a atuação da Federação e um estatuto de funcionamento, principalmente as formas de construção das maiorias nas decisões que não possuírem acordo entre as organizações.

O importante é deixar claro que as Federações de partidos vão atuar enquanto um partido único e poderá fazer coligação para a disputa de Presidente da República e essas não serão verticalizadas para os estados. Assim podem acontecer a exemplo do que vem se discutido no estado do Ceará, onde a Federação PT, PCdoB e PV tendo nacionalmente a pré-candidatura do Lula para Presidência. No entanto devem apoiar para governador do estado a candidatura do Evandro Leitão, atual presidente da Assembleia Legislativa do Ceará que é do PDT partido que vai ter a candidatura de Ciro Gomes para a Presidência da República.

Essa situação do Estado do Ceará vai levar a Federação PT, PCdoB e PV a ter uma coligação com palanque para dois presidenciáveis. Situação essa que poderá se repetir em outros estados do país. Agora lembramos que na disputa das eleições proporcionais não haverá coligações, pois, a lei veda. Portanto a discussão de unidade entre os partidos poderá acontecer somente para as eleições majoritárias, ou seja, de governador e senador. E as Federações só poderão formalizar apoio a um único candidato ao governo e como também existe somente uma vaga para disputa de senador em 2022, as federações podem formalizar apoio a um único candidato ao senado, seja escolhido entre os partidos que compõem a federação de partidos, ou de um outro partido aliado.

Quantos as eleições de 2024 para prefeitos e vereadores as Federações ora estruturadas serão consideradas como se fosse um único partido e terão que ter acordo político sobre um nome próprio entre os filiados dos partidos federados, ou um nome de um candidato de outro partido para coligar e a chapa de vereador será formada sem coligação. Outro arranjo muito usado em eleições é o apoio político a candidatos majoritários sem a necessária formalização do partido ou da federação. Tal situação geralmente acontece quando existem diferenças internas nos partidos e certamente pode existir nas federações que não se eliminam nos debates internos e, portanto, a base é liberada para votar no candidato que deseja. Por base se entende os partidos e os filiados.

Deixo esta contribuição como forma de estimular as pessoas a discutir a conjuntura política no seu estado, município ou local de trabalho, moradia e estudos. Além claro de colaborar com o debate em torno dessa nova ferramenta de fazer política que são as Federações de Partidos.

Por Marcos Silva

Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional- Bacharel em Serviço Social- Licenciado em História e possui segunda licenciatura em Ciências Sociais.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>