Maxtec não paga e trabalhadores da limpeza do Hospital da Criança fazem paralisação em São Luís

Foto Reprodução

Mais uma vez a empresa Maxtec atrasa o pagamento dos profissionais que prestam serviço em higienização e limpeza dentro dos hospitais e demais casas de saúde da rede municipal de São Luís, deixando os trabalhadores “urrando”, sem dinheiro para honrar com suas obrigações e até passando fome. A grande revoltados entre a categoria resultou em uma paralização no hospital da Criança nesta quarta-feira.

De acordo com reclamações encaminhadas por profissionais ao blog do Adilson Carlos, além de não pagar o salário, que venceu no dia 7 de fevereiro, a terceirizada também não pagou o ticket alimentação no valor de R$ 285, que deveria ser repassado no dia 1º do mês. Outra novidade é que até o plano de saúde que a classe tem direito foi bloqueado pela empresa.

“A situação tá cada vez pior. Agora, além do salário, o ticket não foi colocado, e até o plano de saúde ficou bloqueado, e não estamos podendo fazer consultas médicas”, revela um dos trabalhadores que procuraram o blog. Ninguém quer se identificar por medo de represália.

Trabalhamos porque temos necessidade, temos os nossos compromissos pra honrar, mas não temos dinheiro porque a Maxtec não paga a gente. Nós temos família, mas parece que a Maxtec e a prefeitura não entendem isso. É um absurdo. Tem gente da nossa categoria passando fome”, desabafa uma funcionária.

Dilema

Já virou dilema [para não dizer no popular uma tremenda ‘sacanagem’] todo fim de mês esses abnegados trabalhadores, funcionários da Maxtec sofrerem um duro golpe dos patrões e da gestão municipal como recompensa pelos seus serviços prestados nos 30 dias que desempenham com afinco suas atividades laborais para a prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Saúde [SEMUS]. O detalhe é que a empresa não paga os salários dos trabalhadores, porém desconta rigorosamente o valor das passagens.

Engraçado que a passagem cai [o dinheiro no cartão de transporte] pra nós irmos trabalhar. Mas o ticket pra comprar comida e o salário pra pagar as contas nada”, comenta outro trabalhador por mensagem.

Paralização

Na manhã desta quarta-feira [9/2] houve uma paralização de advertência no Hospital Municipal Dr. Odorico de Amaral Matos, conhecido como Hospital da Criança, situado no bairro da Alemanha. Segundo informações, os trabalhadores pretendiam realizar uma greve por tempo indeterminado, mas suspenderam o movimento por falta de apoio do Sindicato da categoria.

Humilhante

Os trabalhadores denunciam ainda que já está faltando material de trabalho e que sofrem ameaças de demissão por causa dos movimentos reivindicativos. E a situação é tão humilhante, que sem dinheiro e com a família passando necessidade, já tem até gente levando comida de hospital para casa.

Fora isso tudo estamos sem material para trabalhar, e sendo ameaçados… Tem pessoal levando comida dos hospitais para casa. Não tem cabimento isso. Somos trabalhadores. Já sofremos pressão para dá retorno de um trabalho bem feito pela empresa e pelos hospitais também, para na hora de receber nosso salário e nossos benefícios acontecer isso“, relata revoltado mais um profissional.

E a pergunta que não quer calar é: Quando será que essas denúncias mexerão com os fiscais legais, a exemplo dos vereadores, Ministério Público do Trabalho e Delegacia Regional do Trabalho?

Do Blog do Adilson Carlos

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>