VÍDEO: Enchentes deixam rastro de destruição no interior do Maranhão

Enchentes causam destruição em cidades do Maranhão

O nível de águas dos principais rios maranhenses continua subindo devido às fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias.

Cidades como Imperatriz, Colinas, Mirador, Barra do Corda, Jatobá e Grajaú, já sofrem com as enchentes e muitas famílias encontram-se desabrigadas. Uma comitiva do Governo do Estado, com auxílio do Corpo de Bombeiros e equipes da saúde prestam assistência.

Segundo afirmou o vice-governador Carlos Brandão o Governo tem acompanhado de perto a situação das enchentes no Estado. “Nossas equipes estão focadas em dar o apoio e o auxílio necessários aos municípios afetados. A Sinfra já está realizando a recuperação dos trechos das MA’s deterioradas pelo avanço das águas.”

Dados estão sendo levantados pela defesa civil para nortear os trabalhos nas cidades mais prejudicadas como Mirador e Colinas.

Veja imagens a seguir dos rastros de destruição provocados pela chuva em Mirador com a cheia do Rio Itapecuru.

Em Imperatriz, que foi afetada pela elevação de 9 metros do Rio Tocantins, o 3° Batalhão de Bombeiros Militar tem dado continuidade ao amparo de 86 famílias desabrigadas e 29 famílias desalojadas, bem como ao trabalho incessante de resgate e deslocamento das pessoas atingidas para abrigos e locais seguros.

Municípios em Situação de Emergência

De acordo com o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), declararam situação de emergência os municípios de Barra do Corda, Jatobá e Grajaú. Diante da perspectiva do aumento das chuvas e do registro de eventos adversos, outros municípios deverão registrar o pedido de auxílio.

Para tanto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estabeleceu uma sala de situação especialmente para realizar o monitoramento das regiões e mobilizar recursos humanos e materiais para atendimento da população afetada.

Cidades em Alerta

Devido à elevação de 8 metros do Rio Itapecuru, a Defesa Civil emitiu ontem um alerta aos municípios de Itapecuru-Mirim, Coroatá, Pirapemas, Cantanhede, Santa Rita e Rosário para a aplicação de planos de contingência nas áreas de riscos mapeadas pelas coordenadorias municipais.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, militares da 13ª CIA já preparam plano de ação junto as prefeituras, devido a tendência de elevação do Rio Mearim, que atingiu a marca de 4,82 metros que, por enquanto, ainda está inferior a cota de alerta.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>