Saúde Municipal de Imperatriz ganha Cardiopediatria e Nefropediatria

Alcemir Costa no Centro de Especialidades Médicas dos Três Poderes

Cardiopediatria e Nefropediatria são as novas especialidades oferecidas pela Prefeitura de Imperatriz aos usuários do Sistema Único de Saúde. As consultas especializadas que eram difíceis, até pela escassez de profissional na região, foram integradas recentemente e estão disponíveis no Centro de Especialidades Médicas Três Poderes, CEMI, às segundas e terças-feiras.

A saúde de Imperatriz avança mais um passo com essas duas especialidades, assim vamos alcançando mais pessoas e melhorando nossos serviços e atendimentos. São poucos cardiopediatras na região, e assim tínhamos que enviar os pacientes para São Luís, uma viagem longa e estressante para quem está doente. Esse cenário muda com a implantação dessa especialidade em nossa rede municipal de saúde, assim também com a oferta dos atendimentos de nefropediatria. São as nossas crianças sendo cuidadas dentro da nossa cidade, mais próximas de casa, dos familiares”, explicou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Para ter acesso ao atendimento, basta o usuário estar com agendamento em mãos. “Aqui realizamos as consultas às segundas pela manhã e terça à tarde. Interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro para autorizar o procedimento” – orientou a coordenadora do CEMI, Thamisa Fialho.

A dona de casa, Tainá Gomes, é uma das beneficiadas com a novidade e reconhece o salto da saúde nesta área.

Meu filho tem 1 ano e seis meses. Ele tem uma arritmia cardíaca, que ainda não foi descoberta a causa. Toma medicação e a gente fazia acompanhamento aqui, mas era pagando caro na consulta. Agora tá bem melhor” – relatou. “Ele esteve internado há pouco tempo, e o médico do Socorrrinho me falou que aqui já tinha, fui ao posto do meu bairro e agendei” – acrescentou Tainá, que esteve no consultório nesta terça feira, 14.

Outro usuário que comemora as novas especialidades da saúde pública é o motorista Eudes Sousa, morador do bairro Bom Sucesso. “Meu filho de 11 anos vai passar por cirurgia agora, precisou da cardiopediatria e já conseguimos aqui, foi tranquilo. Pra gente melhorou demais, antes para este atendimento no SUS íamos para São Luís, gastávamos muito. Perdia muito tempo e às vezes ainda dava viagem perdida, porque chegava lá a consulta era remarcada” – disse.

O secretário Alcemir Costa, que acompanhou os atendimentos, destacou estar feliz vendo os munícipes sendo assistidos na cidade e relembrou ainda outra ação da pasta para melhoria da saúde de Imperatriz: a força-tarefa de cirurgias especializadas. Para ele, “iniciativas como estas contemplam os anseios da política que a gestão Assis Ramos e a gente, à frente da secretaria, queremos”, pontua.

Especialidades

A cardiopediatria é uma subespecialidade da pediatria que cuida de pacientes com cardiopatias congênitas, que são defeitos na estrutura do coração ou nas veias e artérias principais, que se ligam diretamente ao coração.

Nefropediatria: é especialidade que trata e previne doenças renais na infância.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>