Caxias é referência nacional em atenção materna e infantil

Foto Divulgação

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (13) a solenidade de apresentação da experiência da Planificação da Atenção à Saúde da região de Caxias, que é composta pelos municípios de: Aldeias Altas, São João do Sóter, Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar, Buriti e Caxias.

O evento realizado no auditório da Prefeitura Municipal contou com a presença de representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS), Hospital Albert Einsten, além de representantes da Secretaria de Saúde do Estado.

A Planificação da Atenção à Saúde, que visa a mudança de processos de trabalhos, está diretamente ligada à redução da mortalidade materno infantil na região de Caxias. No município, o processo de planificação se inicia na Atenção Primária, ou seja, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde é realizada a estratificação de risco para que as gestantes sejam atendidas de acordo com a complexidade de cada caso, e sigam com o pré-natal na UBS, sendo que as mulheres e crianças de alto risco são assistidas também pelo Centro Especializado de Assistência Materno Infantil (CEAMI), onde é realizado o acompanhamento. O processo é finalizado na Maternidade Carmosina Coutinho, unidade de referência para parto, onde as mães têm seus filhos com tranquilidade.

Foto Divulgação

Além disso, a planificação também trouxe resultados positivos para as Unidades Básicas de Saúde. A equipe que veio acompanhar a experiência aplicada na saúde de Caxias, também visitou a Unidade Básica de Saúde do bairro Baixinha, que é a unidade laboratório, a primeira a organizar o serviço no município, possibilitando maior qualidade no atendimento.

Fábio Gentil, prefeito de Caxias, ressaltou os resultados positivos da planificação. “Caxias iniciou a planificação em 2017, nós tínhamos um grande índice de mortalidade materno infantil, chegamos a ter mais de 40 mortes de mães em apenas 1 mês, com o entendimento da planificação e com o consenso de todos nós, que fazemos a saúde pública, chegamos até um ponto em comum e começamos a trabalhar, embora com dificuldades, tornando Caxias um exemplo, não só para o Maranhão, mas para o Nordeste e o Brasil. Hoje recebemos membros do Ministério da Saúde, CONASS, OPAS, todos aqueles que são envolvidos com a saúde pública, no entendimento de que é necessário trocar essas informações de conhecimentos para melhorar a saúde pública”, frisou.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>