Caxias distribui bolsas pelo PROUNI Municipal, programa pioneiro no Maranhão

Reitor Marcos Aurélio, prefeito Fábio Gentil e o vereador Mário Assunção

Caxias assumiu o papel de protagonista no Estado do Maranhão ao ofertar bolsas de estudo 100% gratuitas para estudantes de baixa renda e oriundos da escola pública que almejam ingressar em uma universidade particular, com a condição de ter apenas o compromisso de não ficar reprovado. Isso, graças ao Prouni Municipal, um programa que surgiu a partir de um indicativo de projeto de lei do vereador Mário Assunção ao Poder Executivo.

É um programa pioneiro no estado. Outros prefeitos já tentaram implantar, sem êxito; a exemplo do ex-prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, que em um encontro recente com o vereador Mário Assunção, o elogiou junto com o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, pela coragem da iniciativa, confessando inclusive que quando gestor pensou em construir mesmo projeto, mas desistiu com o início da pandemia.

Certo também que a força política e social de Mário Assunção colaborou para convencer o prefeito da importância do Prouni Municipal; pois com essa adesão, a universidade transforma um percentual do Imposto Sobre Serviço (ISS) que deveria destinar à prefeitura em bolsas de estudo.

“A Prefeitura de Caxias irá bancar 100% do curso que o aluno quiser cursar no município. Não é financiamento, será uma bolsa gratuita pelo Município. Esse é um projeto que todo gestor do Brasil deveria entender a importância”, declarou Fábio Gentil no lançamento do programa, que ocorreu na programação alusiva ao 1º de agosto, dia da adesão de Caxias à Independência do Brasil.

E de lá para cá a administração pública não perdeu tempo. Já ocorreu a seleção dos alunos, a divulgação do resultado e até mesmo as matrículas, pois o ingresso na instituição conveniada neste primeiro momento, que é o Centro Universitário UniFacema, com 15 bolsas de estudos em 09 cursos, é para este segundo semestre.

Agradeço a secretária de Educação, Ana Célia Damasceno, e ao prefeito por transformar esse projeto em realidade. A partir de agora, temos caxienses de forma gratuita estudando em universidade particular. E não para por aí! Agora vamos atrás das universidades que têm EAD, que não pagam impostos para o município de Caxias, notificá-las, pois têm que pagar o ISS para o Município e, assim, aderir também ao Prouni Municipal e poder doar bolsas de estudo”, afirma o vereador Mário Assunção.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>