Programa Questão de Ordem homenageia mulheres com formação de bancada feminina

Foto Reprodução

O programa Questão de Ordem, da Rádio Nova FM (93.1 MHz), presta homenagens às mulheres com a formação de uma bancada feminina, em alusão ao Dia Internacional da Igualdade da Mulher, comemorado anualmente nesta quinta-feira (26/08).

A atração radiofônica, comandada diariamente pelos apresentadores Marcelo Minard, Karol Sampaio, Isaías Rocha e Thales Castro, hoje tem como convidadas especiais a jornalista Aniele Pimentel e a radialista Janaina.

Origem da data

A celebração começou nos Estados Unidos. No dia 26 de agosto de 1920, foi aprovada a 19ª emenda da constituição que dava às mulheres o direito ao voto. Esse foi um marco na luta pelo sufrágio feminino e pela igualdade política. Nessa mesma data, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, em homenagem à aprovação da emenda.

A aprovação da emenda influenciou no movimento sufragista ao redor do mundo. No Brasil, o voto feminino só foi permitido em 1934 e só se tornou obrigatório em 1946.

No ano de 1934, as mulheres conquistaram a licença-maternidade. A Constituição previa que as mulheres pudessem ficar sem trabalhar um mês antes e um mês após o nascimento do bebê, além da proibição da demissão de gestantes.

O anticoncepcional, outra conquista que contribuiu para o poder de escolha da mulher em relação ao corpo e à gravidez, foi legalizado e passou a ser comercializado no Brasil em 1962.

A 4ª Conferência Mundial da Mulher das Nações Unidas, que foi realizada em 1995, em Pequim, estabeleceu 12 metas para garantir o direito das mulheres no mundo. Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, entre as metas, estavam itens que têm como objetivo alcançar a saúde materna e igualdade de gênero até 2030.

Apesar das conquistas de direitos e dos avanços que ocorreram ao longo dos anos, ainda há muito a ser avançado para que as metas sejam alcançadas.

Por Isaías Rocha

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>