Morre fundador do PT, o maranhense Manoel da Conceição

Manoel da Conceição, o Mané

Faleceu hoje (18), aos 86 anos, o fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e presidente de honra da legenda, Manoel da Conceição Santos.

O camponês maranhense foi um dos maiores articuladores da luta camponesa em resistência ao regime militar no país. Começou organizando o sindicato de trabalhadores rurais no vale do Pindaré-Mirim, no Maranhão, posteriormente contribuiu na organização de entidades importantes no cenário nacional como a Central Única dos Trabalhadores – CUT, o Partido dos Trabalhadores – PT e o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural – CENTRU. Por suas ações foi perseguido, preso e torturado na ditadura militar. No exílio em Genebra, se engajou, juntamente com outros exilados, na luta contra governos repressivos. Após três anos fora do Brasil, retornou e deu continuidade na luta em favor de uma sociedade justa.

Augusto Lobato, presidente estadual do partido, lamentou: “O Maranhão e os camponeses estão de luto”.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>