MP investiga morte de mãe rosariense em maternidade de Bacabeira

Foto Reprodução

O Ministério Público do Maranhão por meio da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Rosário instaurou procedimento de investigação para apurar eventuais crimes e irregularidades ocorridas no atendimento prestado a jovem Luana Maria Lima dos Santos de 24 anos que faleceu na Maternidade Naila Gonçalo no município de Bacabeira.

Grávida de gêmeos e com gravidez de risco ela deveria ter sido encaminhada imediatamente para um hospital de alta complexidade em São Luís, mas não foi o que aconteceu. Luana recebeu atendimento no Hospital SESP de Rosário e depois foi encaminhada para a Maternidade de Bacabeira, onde foi submetida a procedimentos estranhos – o primeiro bebê nasceu de parto normal e o segundo bebê de parto cesárea.

Ações do Ministério Público

A promotora de Justiça, Fabiola Fernandes Faheina Ferreira determinou que a Secretária de Saúde de Rosário, encaminhe o prontuário de atendimento pré-natal da paciente, em que teria sido realizado o acompanhamento gestacional no Posto de Saúde do Povoado São Simão.

O MP pediu também, escala de plantão, qualificação e informações de todos os profissionais que realizaram o atendimento inicial da parturiente na Unidade Mista de Saúde de Rosário, com cópia do prontuário médico assinado pelo responsável médico do dia e os motivos da transferência para a maternidade de Bacabeira.

No documento, a promotora determina ainda que Secretária de Saúde de Bacabeira encaminhe escala de plantão, qualificação e informações de todos os profissionais que realizaram o atendimento, parto da jovem Luana Santos, na Maternidade Nayla Gonçalo, com cópia do prontuário médico assinado pelo responsável médico do dia, bem como informar os dados do motorista da ambulância que teria realizado o transporte da paciente para São Luís, assim como os motivos para transferência medica para São Luís.

Por fim, o órgão ministerial determinou a Maternidade Marly Sarney, em São Luís, que disponibilize cópia do prontuário médico de Luana e todas as informações referentes ao óbito da jovem.

Para as respostas, o Ministério Público fixou prazo de 15 (quinze) dias.

Foto Reprodução

MARANHÃO DE VERDADE

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>