Manipular notícia é uma ameaça à democracia

Foto Reprodução

Muitos cidadãos bem informados já perceberam que atualmente passamos por uma guerra global de informações. A presença de informações manipuladas em notícias e mídias sociais é uma ameaça à nossa democracia e à nossa capacidade de tomar decisões bem fundamentadas.

No Município de São José de Ribamar a atual gestão. apesar de estar apenas 6 meses no governo, vem sendo vítima de ataques constantes da oposição. A tentativa de influenciar o público com afirmações duvidosas só deixa claro quais são os interesses que estão por trás das respectivas narrativas, que é de responsabilizar a atual gestão por erros do passado.

A última notícia divulgada pela base opositora de Dr. Julinho (PL) foi sobre a declaração do governador Flávio Dino durante a entrega de um conjunto de obras no bairro Jardim Turu, que disse ter se tornado prefeito de Ribamar. Mas vejamos… se as obras inauguradas neste sábado,26, iniciaram em gestões anteriores, isso não seria o mesmo que dizer, que antes do atual gestor não existia prefeito na cidade ? Na verdade o que o governador quis dizer foi : – como em Ribamar não tinha prefeito tive que assumir a responsabilidade. Para bom entendedor, meia indireta basta.

A “brincadeira” do governador que foi distorcida na intenção de atacar Julinho, na verdade, fala mais da incompetência do grupo político que passou décadas no poder e deixou a cidade de Ribamar em situação de calamidade, do que da atual gestão. Não faz muito sentido responsabilizar quem está na cadeira há 6 meses por problemas que se arrastam por 16 anos. Logo em Janeiro, a primeira coisa que Julinho recebeu foram débitos deixados por um prefeito que se despediu do mandato e deixou para o seu sucessor a espinhosa tarefa de administrá-los ou solvê-los.

Mas será que existe em nosso ordenamento remédio jurídico que o prefeito, ou demais legitimados, possam adotar para o efeito de buscar a responsabilização dos antigos gestores? Ou a lei é silente e a impunidade é inevitável? Fica a dúvida.

Hoje com tantas ferramentas virtuais, grande parte dos problemas, não só de Ribamar mas de todo o país, se deve ao fato de muitos não estudarem história política. Isso porque se não entendemos o passado, não entenderemos o presente e não saberemos o que fazer com relação ao futuro. Este aspecto torna as pessoas mais vulneráveis à toda sorte de manipulação como ocorre atualmente.

Vamos ficar atentos!

Blog do Belfort

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>