CASO LÁZARO: Se for capturado vivo terá cela especial e blindagem da imprensa

Lázaro Barbosa

Sem nem sequer ter sido preso pelos últimos bárbaros crimes que cometeu, Lázaro Barbosa de Souza, de 32 anos, quer garantia de sua integridade física e moral e para isto a Defensoria Pública do Distrito Federal divulgou um documento ontem (veja abaixo) onde pede à Vara de Execuções Penais que coloque o criminoso em uma cela separada dos demais presos, quando ele for capturado. Lázaro está foragido e sendo procurado pela polícia há 13 dias pela chacina de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, Brasília.

Vale ressaltar que o individuo já fugiu de presídios diversas vezes. Ele responde por crimes de roubo, estupro, porte ilegal de armas e agora por homicídio, e até agora ninguém conseguiu prendê-lo.

Veja a seguir o que diz a Defensoria Pública do DF:

“LAZARO BARBOSA DE SOUSA, já devidamente qualificado nos autos em epígrafe, vem, por intermédio da DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL, requerer PROTEÇÃO ESPECIAL À INTEGRIDADE FÍSICA E MENTAL E A PROTEÇÃO CONTRA QUALQUER FORMA DE SENSACIONALISMO E EXPOSIÇÃO VEXATÓRIA em razão da grande repercussão e comoção social vivenciada no caso pelos fatos e direitos a seguir delineados.

Na presente data (18/06/2021) fora noticiado pelos jornais que os agentes da segurança pública estão próximos de finalizar a busca pelo assistido. Nesse sentido, considerando a enorme repercussão nacional conferida ao caso, visando salvaguardar a vida e a saúde do assistido, a defesa técnica requer, desde logo, ao ilustre juízo que seja garantida a proteção da integridade física e psíquica do assistido, com a alocação deste em instalações seguras, se possível, sem ter que dividir cela com outros internos do estabelecimento prisional em caso de sua recaptura com vida.

Destaca-se que a tortura, bem como a violência física ou psicológica direcionada a qualquer ser humano são consideradas práticas ilícitas vedadas pelo ordenamento jurídico pátrio e pelos tratados internacionais que o Brasil se comprometeu. São valores absolutos que devem ser garantidos a todos, independentemente da conduta criminosa praticada e do clamor da sociedade por justiça.

Frisa-se que a pessoa em situação de cárcere é vulnerável, ainda mais quando há a presença de grande repercussão midiática e o clamor da população que acompanha todos os passos dessa caçada em tempo real pelos meios de comunicação em âmbito nacional. Por fim, a defesa requer que seja conferida a proteção do assistido em face de ataques midiáticos e dos pedidos de “entrevistas exclusivas” ou outro tipo de promoção que o exponha ainda mais quando houver a recaptura, pois estamos vivenciando um sensacionalismo exacerbado durante a recaptura de LÁZARO, com inúmeras comparações com filmes de ação, bem como pela proliferação de “memes” nas redes sociais criados pelos usuários sobre o caso.
Pede o deferimento.”

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>