Anvisa aprova importação e uso da Sputnik V; Maranhão tem garantido 4,5 milhões de doses

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), aprovou hoje (4) a importação e o uso das vacinas Convaxin e Sputnik V no Brasil.

Destaco que fica autorizada a importação excepcional e temporária do seguinte quantitativo, correspondente a doses para imunização de 1% da população nacional, dentro do cronograma enviado pelo M Convaxin e Sputnik V inistério da Saúde: 4 milhões de doses”, disse Alex Machado Campos, diretor da agência.

Ao total, 17 governadores já adquiriram mais de 66 milhões de doses da Sputnik V, sendo que 37 milhões de doses devem ser entregues ao país ainda neste semestre. Integrantes da área técnica da Anvisa afirmaram que ainda há “incertezas” em relação aos dois imunizantes e, por isso, recomendaram inúmeras condicionantes, mesmo com aprovação excepcional e temporária da importação das vacinas.

Os processos de importação da Sputnik avaliados hoje são dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco, Piauí.

O Maranhão já negociou 4,5 milhões de doses da vacina produzida pelo Instituto Russo Gamaleya com capacidade para vacinar mais de 2,2 milhões de maranhenses. Ao blog, o secretário de Saúde, Carlos Lula informou que uma reunião deve ser realizada neste sábado para tratar da aquisição da Sputnik V.

A princípio, há uma disposição do Ministério da Saúde de adquirir as doses e distribuir ao estados. Caso isso não aconteça, o Maranhão já tem recurso disponibilizado e o investimento será de R$ 253 milhões.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>