VÍDEO: Pulverização de veneno mata gado e afeta população em Brejo

Animais morrem em Brejo, no Maranhão

O Blog recebeu uma grave denúncia que afetou as comunidades Santa Tereza, São Raimundo e Cantinho dos Vieiras, tradicionais no município de Brejo, no leste do Maranhão. Segundo relatos, houve “lançamento de veneno (não sei se aéreo ou terrestre) e causou a morte de vários animais”, informou o denunciante.

Ocorre que o uso de agrotóxicos ilegais pode configurar crime ambiental e incorrer em penalidades. Principalmente nesse caso onde a situação foi muito grave haja vista que, além de dezenas de animais mortos, uma pessoa, ao tentar salvar um deles, passou mal e acabou desmaiando por conta do forte cheiro do veneno.

O caso assemelha-se ao que ocorreu no município de Buriti recentemente. Um avião fez a pulverização de agrotóxico em duas comunidades provocando a intoxicação em pelo menos nove pessoas. Um menino de oito anos e a mãe dele foram atingidos por gotas do produto e ficaram com o corpo cheio de bolhas. O estado da criança foi mais grave.

Outros moradores apresentaram vários sintomas como falta de ar, dor de cabeça, vômito, diarreia e febre. Tudo por consequência do despejo de agrotóxicos.

Vale ressaltar que o uso desse tipo de veneno, o herbicida, produto químico usado para matar ervas daninhas, é proibido de ser lançado nas lavouras do Estado de forma aérea, e a utilização deve ser devidamente fiscalizada pelos órgãos competentes.

Em Brejo, deve ter ocorrido o mesmo para provocar a morte de um rebanho inteiro.

Assim como em Buriti, a Justiça deve tomar sérias providências contra o uso descontrolado desses produtos em outras regiões do Estado. Os órgãos que deveriam fiscalizar corretamente e impedir que tragédias como estas aconteçam devem ser acionados e responsabilizados.

A seguir imagens da tragédia em Brejo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>