SES não confirma ainda a presença da variante B.1.617 da Índia em paciente internado em São Luís

Secretário Carlos Lula

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária notificou a Secretaria de Saúde do Estado sobre um tripulante indiano do navio “MV SHANDONG DA ZHI” que deu entrada no UDI Hospital em São Luís, neste fim de semana, com sintomas da Covid-19.

De acordo com o Secretário Carlos Lula, testes já foram realizados, nos demais tripulantes da embarcação, sendo que dos dois que testaram positivo, um é o indiano, referido acima, e há suspeita de que o mesmo possa estar com a variante B.1.617 emergente da Índia. Mas não há confirmação até o momento.

O que ocorre é que o paciente pode ter sido contaminado fora do seu país de origem e estar com outra variante, a mesma que tem atingido a população brasileira. Porém, a grande preocupação neste momento é que a cepa indiana não se dissipe no Brasil, muito menos em território maranhense.

Tripulantes do navio “MV SHANDONG da ZHI” já passaram por testes para diagnóstico da COVID-19 e continuam em isolamento. A Secretaria segue acompanhando o caso, sob coordenação da ANVISA, do Governo Federal”, disse Carlos Lula.

A variante B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro do ano passado, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020. Ela tem um maior risco de transmissibilidade e letalidade, já sendo disseminada em outros países, um deles na América do Sul, a Argentina.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>