Câmara de Vereadores de Cururupu aprovou um requerimento que pede a instalação da CPI da Covid19

A Câmara de Vereadores de Cururupu, aprovou um requerimento que pede a instalação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid19, ou seja, todos os recursos que foram recebidos pelo município de Cururupu destinados ao enfrentamento da covid19 seria investigados pelos vereadores.

O requerimento são dos vereadores e professores Adaildo Borges (PSB) e Josean Almeida (PL), que foi apresentado durante a sessão remota da última terça-feira (04.maio.2021) em consonância com os vereadores Marcos Soares (PL) e Dr. Chico (PSB), no requerimento os parlamentares solicitam a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar o uso dos recursos recebidos pela prefeitura de Cururupu, no ano de 2020 e inicio deste ano.

Os fatos que motivaram o pedido dos vereadores mostram que Cururupu chegou ao número de 1.266 casos positivos e 38 óbitos causados pelas complicações da Covid-19, sendo que o número pode ser ainda maior, pois não há testagem em massa e nem todos os casos são reportados, além de ter munícipes isolados que sequer chegam a ser atendidos, ademais Cururupu não tem dado bons exemplos quanto ao controle da pandemia, sem campanhas de distanciamento, sem distribuição de insumos e com constantes aglomerações, na visão dos vereadores.
Os obtido tem chamado a atenção dos vereadores e de populares, pois em 2020 no início da pandemia, quando tudo era estranho e de março a 31 de dezembro 19 cururupuenses perderam a vida para a covid-19, já em 2021, na segunda onda da doenças, em quase 5 meses , ou seja, de janeiro a início do de maio 19 pessoas morreram da doença, por outro lado a população insistentemente não tem obedecido as recomendações Sanitárias, fazendo jus a apelação dos vereadores.

Outro fato destacado pelos vereadores é que no último ano o município de Cururupu recebeu quase R$ 4.000.000,00 (quatro milhões) de reais do governo federal para o enfrentamento a Covid -19, frisa-se contudo, que a gestão anterior e bem como a atual não prestaram devidamente contas do recurso recebido, salienta-se que tal verba não destina-se somente a amparar aqueles que estão nos leitos dos hospitais, mas também se destina ao enfrentamento da pandemia, seja por campanhas educacionais, pelo distanciamento social, distribuição de máscaras, e álcool em gel, para a população carente e até mesmo com distribuição de cestas de alimentos, uma vez que um dos reflexos mais latentes da pandemia é a grave crise econômica que se instaurou no país e não diferente em Cururupu, contudo, nada além de ações sem grandes efeitos e nada substancial tem sido feito que justificassem o emprego do recurso ora recebido.

A aprovação da CPI municipal está assegurada no Regimento Interno da Câmara no art. 55, §1° e terá o objetivo de apurar indícios de violação de direitos fundamentais básicos de toda a população Cururupuense. A Comissão Parlamentar de Inquérito será composta de 5 (cinco) membros titulares e 3 (três) membros suplentes e poderá durar 90 (noventa) dias.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>