TJMA avançou no primeiro ano de gestão de Lourival Serejo

Em um ano de gestão na Presidência do Tribunal de Justiça do Maranhão, o desembargador Lourival Serejo registra avanços importantes no campo institucional. Mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, a Corte maranhense mostrou-se atuante com estatísticas de produtividade positivas. A aposta na inovação e modernização dos serviços jurisdicionais garantiram um salto de qualidadade.

Os números são expressivos. As respostas não apenas se apresentaram efetivas, como também rápidas, com o desmedido empenho de desembargadores e desembargadoras, revelado em importantes e céleres julgamentos.

“O avanço registrado até agora deve-se a um conjunto de medidas institucionais adotadas com o apoio firme e decidido dos colegas membros da Corte de Justiça”, assinala o desembargador Lourival Serejo.

Os investimentos em tecnologia mostraram-se significativos, com a completa adoção do processo judicial eletrônico. Adaptado à evolução da modernidade, o TJMA garantiu a conclusão da implantação do PJe em 100%, colocando a Justiça maranhense em posição de destaque no cenário jurídico nacional.

A conquista – conforme frisou o desembargador Lourival Serejo – “levou o Tribunal de Justiça do Maranhão a integrar o seleto grupo de tribunais brasileiros que possuem o processo judicial eletrônico em todas as varas, juizados, gabinetes e demais órgãos julgadores, representando um avanço para a prestação jurisdicional no âmbito da Justiça estadual”.

Outros investimentos foram feitos visando a prestação de um serviço de qualidade à população, como, por exemplo, na área de conciliação, cuja interveniência de plataformas digitais e a atuação efetiva do  Núcleo de Solução  de Conflitos vêm garantindo dinamismo e bons resultados na celebração de acordos entre as partes, reduzindo a significativa carga processual.

Outras importantes ações institucionais com vistas à modernização dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça ganharam também destaque no primeiro ano de gestão do desembargador Lourival Serejo. O esforço para tornar efetiva a garantia constitucional do livre acesso à Justiça ganhou força na realidade atual do Judiciário do Maranhão.

Houve grandes investimentos para garantir a prestação de serviços jurisdicionais céleres e eficientes, em todas as áreas de tecnologia, em especial na de inteligência artificial, como novos conceitos de qualidade adequados ao Século XXI, maximizando práticas de inovação.

Outros importantes investimentos em diferentes frentes de trabalho merecem também registro, entre eles, o alto padrão de qualidade da segurança institucional; a responsabilidade socioambiental, que integra hoje o rol dos valores organizacionais do Poder Judiciário como solução para preservar o meio ambiente; o Comitê de Inovação, que vem buscando uma nova cultura na capacidade de inovar, colocando-se como um setor estratégico  e importante para o sucesso da gestão; e o aperfeiçoamento profissional proporcionado pela Escola Superior da Magistratura.

Incluem também entre essas frentes de trabalho, os enfoque sociais e legais da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar nas questões pertinentes à violência de gênero; e a ideia precursora de aprimoramento do sistema prisional, com a reinserção de apenados na sociedade pela Unidade de Monitoramento Carcerário.

Em plano de reconhecida importância situa-se ainda o trabalho da Assessoria de Gestão Estratégica, cujas ações institucionais traduzem as diretrizes traçadas para uma gestão profissional e moderna com ações de planejamento, estabelecimento de metas, indicadores de desempenho e produção de estatísticas.

Além das ações elencadas, somam-se também ao contexto da gestão outras atividades institucionais bem sucedidas, como aquelas desenvolvidas  pela Coordenadoria da Infância e Juventude, Casa da Criança, Núcleo de Acessibilidade, Comitê de Diversidade, entre outros órgãos, cujos trabalhos ratificam o compromisso da gestão do desembargador Lourival Serejo de colocar a Justiça maranhense num patamar sempre elevado e próxima das aspirações da sociedade maranhense.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>