Atrasos, pessoas furando fila e último lugar em ranking: o caos e a lentidão da vacinação em Bacabal


Bacabal é uma das cidades mais importantes do Maranhão, valorizada por maranhenses e brasileiros. Mas não parece ser valorizada pela própria gestão que a opera. Com mais de 104 mil habitantes, o município está em último lugar na vacinação contra a Covid-19, entre as cidades maranhenses com mais de 100 mil habitantes, se tornando a mais atrasada no combate ao coronavírus.
Por ser a mais atrasada, e por ineficiência da Prefeitura, Bacabal corre o risco de deixar de receber vacinas por não atingir o limite estabelecido pelo Governo, de aplicar 70% das vacinas entregues.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, a média de vacinação em Bacabal é, apenas, de 82 vacinas por dia: um número extremamente baixo para uma cidade com 104 mil habitantes.
E os números no município só pioram.

Com mais de 19 mil vacinas recebidas (19.851 no total), Bacabal só aplicou 11.402 delas – ou seja, onde estão as quase 8 mil vacinas que não foram aplicadas?
Os números apontam, também, que entre os dias 1º e 12 de abril, só 995 doses foram aplicadas – ou seja, novamente a média de 82 vacinas por dia. A média já foi percebida pela população, que está inconformada e pede melhorias…

Caos na Vacinação
A demora na aplicação das vacinas é percebida pela falta de planejamento da Prefeitura. Diferentemente de centenas de municípios por todo o país – inclusive, de São Luís, que tem quatro locais oficiais de vacinação -, Bacabal concentra todos em apenas um único lugar, promovendo aglomeração e desorganização.
Por meio de vídeos, fotos e áudios de WhatsApp, a população tem denunciado a falta de organização na vacinação que ocorre no ginásio esportivo da Cohab. Lá, as pessoas estão denunciando que pessoas próximas ao prefeito estão furando a fila para vacinar.

Outras denúncias apontam que, mesmo a fila de idosos, grupo considerado de risco ao coronavírus, também está concentrado neste único local de vacinação, onde são disponibilizadas apenas 530 fichas por dia.
A população critica a atual gestão municipal de saúde por não aderir a procedimentos básicos para acelerar a vacinação.
Até o último dia 12 de abril, Bacabal registrou 239 mortes por coronavírus na cidade. No atraso e agindo com descaso à população, a Prefeitura de Bacabal parece não se importar nem com a pandemia do coronavírus, muito menos com o seu povo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>