Aeroportos de São Luís e Imperatriz e Porto do Itaqui vão a leilão nesta semana

O Governo Federal está prevendo para quarta-feira (7), o leilão dos aeroportos de São Luís e Imperatriz, e para a próxima sexta-feira (9), quatro terminais do Porto do Itaqui. A concessão para iniciativa privada visa trazer dinheiro para o caixa da União, assim como promover melhorias nos serviços ofertados.

Os aeroportos de São Luís e Imperatriz vão ser leiloados no lote central que ainda inclui os terminais de Goiânia, Teresina, Palmas e Petrolina. A expectativa do Governo Federal é arrecadar R$1,8 bilhão.

Quem arrematar os aeroportos, terá responsabilidade de gerir esses terminais pelos próximos 30 anos. Nos primeiros anos quatro anos, todo o lucro será da empresa que adquirir o direito de exploração, a partir do quinto ano passará um percentual para o Governo Federal.

Atualmente, 67% dos aeroportos brasileiros já são da iniciativa privada. Porém existem casos de privatizações que foram fracassadas como o caso do Aeroporto de Natal que terá de ser relicitado no final de 2021.

Em 2022, existe a previsão de privatização dos aeroportos de Santos Dumont no Rio de Janeiro e Congonhas em São Paulo.

Quanto ao Porto do Itaqui, as quatro áreas IQI03, IQI11, IQI12 e IQI13 no porto do Maranhão são voltadas ao armazenamento de granéis líquidos. No total, os terminais totalizam mais de 120 mil m².

A expectativa é arrecadar R$600 milhões com esses terminais. O arrematador terá o direito de exploração ao longo de 20 anos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>