Prefeito de Caxias registra chapa ‘Zé Gentil’ à presidência da Famem

Chapa registrada à presidência da Famem encabeçada por Fábio Gentil

O prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos), vai concorrer à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2021/2022. Sua chapa é a “Zé Gentil: Municipalização para Todos” e recebeu o número 2.

O cargo de vice-presidente na chapa é ocupado pelo prefeito de Barra do Corda, Rigo Teles (PL). Os demais candidatos da diretoria são Francilene Paixão – França do Macaquinho, de Santa Luzia (2ª vice-presidente) e Enoque Mota, de Pastos Bons (secretário geral).

A composição terá ainda Hilton Gonçalo, de Santa Rita (1º secretário); Luciana Leocádio, Buriti Bravo (2ª secretaria); Josinha Cunha, de Zé Doca (tesoureira); Calvet Filho, de Rosário (1º tesoureiro) e Nilson do Cassó, de Primeira Cruz (2º tesoureiro).

A chapa “Zé Gentil: Municipalização para Todos” – uma homenagem ao saudoso deputado estadual pai do candidato que faleceu vítima do novo coronavírus – foi entregue dentro do prazo e horário estabelecidos pela comissão eleitoral. Ela é composta por gestores de diversas regiões do estado.

Gestão Participativa 

O ato de registro da chapa encabeçada por Fábio Gentil contou, além dos gestores candidatos aos cargos na diretoria, com as presenças do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, que já foi prefeito e eleitor do processo de escolha; e outras lideranças políticas, dentre elas a prefeita de Bom Jardim, Cristiane Varão (PL), e o vice-prefeito de São José de Ribamar, Júnior Lago (Avante).

Após o registro de chapa, Gentil participou de coletiva com a imprensa, onde respondeu a perguntas de jornalistas. Em seu discurso, o candidato disse que o seu objetivo é trabalhar pelo fortalecimento do municipalismo no Maranhão. Além disso, ele também defendeu uma parceria institucional e independente entre a FAMEM e os governos do Estado e Federal.

A Famem é uma instituição que pode contribuir em todos os sentidos para que as prefeituras possam ser exemplos para o País. Na nossa gestão teremos um governo participativo. Os prefeitos filiados terão espaço na interligação dos governos do Estado e Federal”, informou.

Palavra acima de projeto

Ao ser questionado em relação ao apoio de Brandão, Fábio Gentil rebateu o argumento da participação como algo depreciativo e afirmou que tem o apoio do vice-governador, pela amizade que tem com ele, não por ele ser vice ou por estar na interinidade do governo.

Com relação ao número de votos, Gentil se disse otimista e garantiu que no dia 14 os votos necessários para a sua eleição aparecerão. Ao responder uma pergunta sobre o fato de estar, no momento da entrevista, acompanhado de poucos prefeitos e muitos deputados, afirmou que seu adversário mostrou apenas o que ele tem.

Eles dizem que estão com mais de 150 prefeitos, mas registramos nossa chapa com prefeitos de diversos partidos como PCdoB e até mesmo do PDT, partido que o candidato da chapa adversária está filiado. Aprendi que a gente só tem o que mostra, o que o meu adversário mostrou deve ser o que ele tem”, disse.

Por fim, Fábio Gentil encerrou a coletiva dizendo que só lançou sua chapa porque houve uma quebra de acordo com Erlânio Xavier, que se elegeu em 2019 dizendo que não iria buscar a reeleição. “Eu gosto de honrar muito aquilo que eu costumo pactuar, pois minha palavra está acima de qualquer projeto político”, concluiu.

Composição de Chapa

Composição da Chapa 2 de Fábio Gentil

Por Isaias Rocha

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>