ANEEL cobra explicações da EDP sobre apagão em São Luís e fará fiscalização

Cabo rompido. Foto Reprodução

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL solicitou esclarecimentos à EDP Transmissão sobre o acidente ocorrido nesta sexta-feira (8/1) em uma obra da empresa que causou o desligamento de uma linha de transmissão da Eletronorte que atende São Luís, capital do Maranhão.

O desligamento foi provocado pelo desprendimento de um cabo da linha de transmissão em construção pela EDP, que cruza a linha em operação da Eletronorte.

O acidente levou ao desligamento de circuitos da Eletronorte, causando o blecaute que atingiu praticamente toda a capital maranhense por volta das 8h30 de hoje.

Segundo informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), por volta das 12h30, 100% do fornecimento à cidade já estava normalizado.

Importante destacar que o blecaute não tem qualquer motivo estrutural, tratando-se de um acidente em uma obra que tem, justamente, o objetivo de melhorar o atendimento em São Luís.

A ANEEL já havia alertado a EDP e o ONS em dezembro, por meio da atuação de sua equipe de fiscalização, sobre os riscos associados ao cruzamento de linhas, ainda que a medida possa vir a ser necessária.

A ANEEL já vem também debatendo com o ONS e empresas medidas para minimizar riscos ao sistema quando o cruzamento de linhas se mostra necessário.

No ofício encaminhado hoje à EDP, a ANEEL cobra ações mitigatórias para evitar novos acidentes. A Agência fará fiscalização específica para apurar o evento desta sexta-feira.

Da Agência Nacional de Energia Elétrica

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>