A força da MULHER no Poder Legislativo Maranhense

Deputadas Estaduais do Maranhão

O aumento da representatividade feminina na legislatura maranhense é destaque no Estado, pois pela segunda vez na história política do Maranhão, 10 cadeiras da Assembleia Legislativa são ocupadas por mulheres. O mesmo número de parlamentares compondo a bancada feminina foi registrado nos anos de 2001 e 2002.

Pois bem. Até a última segunda-feira (4), eram oito deputadas estaduais na Alema. Mas com a posse das deputadas Betel Gomes (PRTB) e Socorro Waquim (MDB) – que deixaram a condição de suplentes e passaram a ser titulares de mandatos – a bancada feminina aumentou, e esse acréscimo corresponde a 24% do total das vagas, percentual maior do que a atual presença feminina na Câmara Federal, que é de 15%.

E o ponto mais relevante é que das nove vagas da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão, cinco são ocupadas por mulheres: as deputadas Detinha (2ª Vice-Presidente), Thaiza Hortegal, (3ª Vice-Presidente), Andreia Martins Rezende (1ª Secretária), Cleide Coutinho (2ª Secretária) e Daniella Tema (4ª Secretária).

Betel Gomes (PRTB), Socorro Waquim (MDB), Ana do Gás (PCdoB), Andreia Rezende (DEM), Cleide Coutinho (PDT), Daniella Tema (DEM), Detinha (PR), Thaiza Hortegal (PP), Helena Duailibe (Solidariedade) e Mical Damasceno (PTB). Todas tem algo em comum: A FORÇA DA MULHER MARANHENSE na luta por  igualdade, não só de direitos mas de oportunidades, de ocuparem diversos espaços e com novas perspectivas.

Um comentário em “A força da MULHER no Poder Legislativo Maranhense”

  1. Carlos Alberto

    1 ano atrás  

    Existe no universo de 25.000 profissionais de saúde milhares de mulheres sem reajuste salarial a 6 anos e nenhuma deputada demonstra interesse em lutar pela causa…

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>