Prefeito Edivaldo inaugura Centro Ambiental Ribeira – São Luís

Inauguração do Centro Ambiental Ribeira – São Luís. Foto Divulgação

O prefeito Edivaldo Holanda Junior inaugurou nesta terça-feira (15) o Centro Ambiental Ribeira – São Luís, que tem capacidade de beneficiamento de até 7.300 toneladas de resíduos por mês. O local é um marco na história da cidade e um dos maiores legados da sua gestão, resultando dos investimentos que vem sendo feitos desde 2013 para profissionalizar a gestão de resíduos sólidos em São Luís. Desta forma, São Luís, que já é referência nacional no setor, avança ainda mais para ser uma das cidades mais sustentáveis do Brasil.

Esse é o encerramento de um ciclo que começou em 2015, quando fechamos o Aterro da Ribeira. De lá pra cá, investimos na Coleta Seletiva, nos Ecopontos e, agora, transformamos o antigo lixão em um espaço de regeneração ambiental e humana. Este é um marco importante para nossa cidade, pois o antigo lixão existente na área da Ribeira trazia diversos problemas sociais e ambientais para a nossa cidade. A entrega deste importante equipamento também é um dos principais legados da minha gestão, que enfrentou o desafio de fazer de São Luís uma cidade que hoje é referência nacional no setor com a maior taxa de reciclagem do Nordeste, quase 6%”, destacou o prefeito Edivaldo.

Inauguração do Centro Ambiental Ribeira – São Luís. Foto Divulgação

O Centro Ambiental Ribeira – São Luís está instalado em uma área de 60 hectares onde foram construídos os quatro equipamentos que compõem sua planta: um Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis, um Pátio de Compostagem de Resíduos Orgânicos, uma Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil e um Centro de Educação Ambiental.

No local papel, papelão, vidro, plástico e metal serão processados e encaminhados para a reciclagem; frutas, legumes e verduras que são descartadas nas feiras livres e mercados irão virar adubo para os pequenos produtores rurais; os restos de entulho de obras vão virar matéria-prima para uso nas obras de construção civil da Prefeitura, gerando economia para os cofres públicos.

Quando o prefeito Edivaldo assumiu a prefeitura de São Luís em 2013, recebeu uma cidade que ainda operava um lixão a céu aberto – o Aterro da Ribeira – e que não tinha políticas públicas de reciclagem. Após desativar o antigo aterro, em 2015, foi iniciado um rigoroso processo de recuperação ambiental que permitiu a implantação do centro.

Inauguração do Centro Ambiental Ribeira – São Luís. Foto Divulgação

O Aterro da Ribeira, que antes era motivo de vergonha para as administrações municipais, hoje é o marco de uma gestão que fez de São Luís referência nacional no gerenciamento de resíduos sólidos, implantando um modelo pioneiro que garante a prestação regular dos serviços de limpeza urbana, ecopontos, coleta seletiva, nova legislação, apoio às cooperativas de catadores entre outros avanços inéditos para a cidade.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>