São Luís terá novo hospital estadual após a pandemia

HCI vai se tornar o Hospital Humberto Coutinho

A rede pública de saúde do Maranhão vai dispor de uma nova e moderna unidade de saúde dedicada a cirurgias. Trata-se do Hospital Humberto Coutinho, que vai ser instalado onde hoje funciona o Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), primeira unidade exclusiva para assistência a pacientes com o novo coronavírus no Estado.

Localizado na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís, o HCI foi alugado pelo Governo do Estado em abril deste ano no auge da pandemia. Até então ele era um hospital privado que estava com a maior parte dos seus serviços desativados desde 2018. Em poucos meses de funcionamento como equipamento da rede estadual de saúde, o HCI se tornou referência no tratamento de pacientes com sintomas graves da Covid-19.

O governador Flávio Dino anunciou que a criação do Hospital Humberto Coutinho integra as ações do Plano Emergencial de Empregos (PEE) Celso Furtado, pacote econômico que destina R$ 558 milhões para aquecer a economia maranhense, gerando emprego e renda aos maranhenses entre os meses de agosto e dezembro de 2020.

Geração de empregos

A obra de adequação do Hospital Humberto Coutinho se enquadra no conjunto de ações do PEE Celso Furtado voltadas para a Saúde, setor que vai receber R$ 31 milhões do Tesouro Estadual para a construção de obras como policlínicas em Presidente Dutra, Santa Inês e Açailândia, bem como o início das obras do Socorrão de Imperatriz.

Segundo o PEE Celso Furtado, as empresas que executarem as obras estaduais como a do Hospital Humberto Coutinho ficarão responsáveis por oferecer as vagas de empregos.

Com os investimentos e as compras feitas pelo governo estadual via PEE, a projeção é que o volume de empregos gerados até o final do ano se mantenha no mesmo patamar alcançado entre agosto e dezembro de 2019, que foi de 62.927 admissões, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

1 comentários em “São Luís terá novo hospital estadual após a pandemia”

  1. Helena

    4 anos atrás  

    Serão empregos terceirizados cujos salários são muito baixos como ocorre nas UPas no qual o salário de um técnico em enfermagem é de 1000 reais, ou seja muito pouco, desde 1993 que não há concursos públicos para a área da saúde porque o que Emerh fez ñ foi concurso, mas sim seletivo. Falar em empregos com baixos salários não tem muito sentido.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>