Prefeito de Santa Helena esclarece sobre parecer do MPC

Prefeito Zezildo Almeida
Prefeito Zezildo Almeida

NOTA DE ESCLARECIMENTO

1 – As contas do prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida, referentes ao exercício financeiro de 2017, ainda em tramitação no Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), receberam do Ministério Público de Contas, por meio do procurador Douglas Paulo da Silva, parecer pela sua desaprovação. No entanto, as referidas contas ainda irão a julgamento no plenário do TCE/MA, que decidirá pela emissão de parecer prévio pela aprovação ou desaprovação das referidas contas.

2 – Após essa etapa, o prefeito ainda terá direto a embargos de declaração, recursos de reconsideração e só depois as contas serão enviadas para apreciação pela Câmara Municipal de Santa Helena.

3 – É pacífico no Supremo Tribunal Federal que somente à Câmara Municipal cabe julgar as contas do prefeito. Esclareço ainda que para ser considerado inelegível, o prefeito terá de ter suas contas desaprovadas por dois terços dos vereadores, conforme o Parágrafo 2, Artigo 31 da Constituição Federal.

4- Aproveito para destacar que a divulgação de notícias falsas pode levar o autor a ser enquadrado nos crimes de calúnia, injúria e difamação e a responder por denunciação caluniosa.

Zezildo Almeida
Prefeito de Santa Helena

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>